Microscopio

Páginas: 4 (782 palavras) Publicado: 11 de junho de 2013
INTRODUÇÃO
Este experimento tinha como objetivo apresentar aos alunos, o funcionamento do microscópio óptico, que possibilita o conhecimento e o estudo de estruturas invisíveis a olho nú.
Nesteexperimento observamos as celulas da epiderme de cebola no microscópio óptico, utilizando quatro tipos de lentes objetivas e assim percebermos a diferença entre cada uma delas. Assim com esteexperimento aprendemos sobre os principais componentes de um microscopio e o modo de como manuzia-lo corretamente.
O Microscópio vem de duas palavras gregas e quer dizer "pequeno" e "observar". A utilizaçãodo microscópio óptico não se restringe apenas a análise de características da celula, é também usado para analisar partículas encontradas no objeto que está sendo observado.
Este experimento foiutilizado com o intuito de ensinar o aluno a manusear o instrumentos e saber como lidar com experimentos futuros que envolvam o microscópio como instrumento necessário, e o experimento dessenvolva commaior facilidade, pois o basico já lhes foi ensinado.











MATERIAL E MÉTODOS
No experimento foram utilizados os seguintes materiais:
1-Uma lamínula
2- Uma lamina
3- Microscopioóptico
4- Porção da epiderme interna de uma escama de bolbo da cebola
5-Corante Lugol
6- Lentes objetivas 4x, 10x, 40x e 100x.
7- Alcool
Para observar células do tecido epidérmico da cebola,primeiro retira-se a casca de uma cebola. Depois, separam-se uma de suas camadas suculentas. Na parte interna dessa camada pode ser encontrada uma película delicada, que é a epiderme, tecido derevestimento formado por uma camada de células. Retira-se essa película e coloca-se um pequeno pedaço dela sobre uma lâmina de vidro em que se tenha depositado um pouco de água, e coloca-se uma ou duas gotas dede corante sobre a lâmina. Finalmente, cobre-se essa preparação com uma lamínula de forma que não se formem bolhas na epiderme da cebola e o material esta pronto para ser observado ao microscópio...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Microscopio
  • Microscópios
  • Microscópios
  • microscopio
  • microscopio
  • Microscopio
  • Microscopios
  • Microscopio

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!