Microscopia

Páginas: 3 (707 palavras) Publicado: 6 de agosto de 2013
ICROSCÓPIO - noções gerais
O olho humano tem poder de resolução de aproximadamente 0,1 mm ou 100 μm. Isto significa que se você olhar dois pontos separados por uma distância menor que 100 μm, essespontos aparecerão como um ponto único. Para distinguir estruturas separadas uma das outras por menos de 100 μm, há necessidade de instrumentos ópticos que tenham poder de resolução aumentada. Éimportante salientar a diferença entre poder de resolução e poder de aumento. Se você ampliar várias vezes uma mesma fotografia comum, a imagem aumenta, mas os pontos separados por menos de 100 μmcontinuarão a aparecer como um ponto só,borrado. É possível, portanto, aumentar a ampliação, sem contudo melhorar a resolução.Os microscópios permitiram ao homem observar estruturas com ampliação maior e maiorresolução.
Coloração
A maioria dos tecidos é incolor, o que torna difícil sua observação ao microscópio óptico. Devido a isso foram introduzidos métodos para a coloração dos tecidos, de modo atornar seus componentes visíveis e destacados uns dos outros.
A coloração é feita usando-se geralmente misturas de substâncias químicas denominadas corantes. A maioria dos corantes usados em histologiacomportam-se como ácidos ou bases e tendem a formar ligações salinas com radicais ionizáveis presentes nos tecidos. Os componentes dos tecidos que se coram facilmente com corantes básicos são chamadosbasófilos, sendo chamados de acidófilos os que se ligam a corantes ácidos.
O ME consiste basicamente em:
¬ canhão eletrônico com R fonte de elétrons (fio aquecido), que podem ser acelerados empotenciais em geral de 20 até 100 KV.
¬ sistema elétrico para suprir as tensões e correntes do aparelho.
¬ lentes magnéticas, que são bobinas (fios enrolados) para produzir um campo magnético atuantesobre os elétrons, tendo um efeito
semelhante ao de uma lente comum para a luz.
¬ sistema de bombas para produzir alto vácuo (pressão de cerca de 10-6
atm) e permitir que os elétrons migrem pelo...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Microscopia
  • Microscopia
  • microscopia
  • microscopia
  • Microscopia
  • microscopia
  • Microscopia
  • Microscopia

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!