microeconomia

Páginas: 3 (593 palavras) Publicado: 22 de outubro de 2013
MICROECONOMIA

Microeconomia: É o ramo da Teoria Econômica que estuda o funcionamento do mercado de um determinado produto ou grupo de produtos, ou seja, o comportamento dos produtores econsumidores de tais bens, tais como o mercado de automóveis, de produtos agrícolas etc.
A microeconomia pode ser definida também como o estudo das escolhas feitas por famílias, empresas e governos e deque forma essas escolhas afetam os mercados de bens e serviços.
Examinaremos três maneiras de usar a analise microeconomia:
Entender os mercados e prever possíveis mudanças: uma das razoes paraestudar microeconomia é conhecer o funcionamento dos mercados, para que tal conhecimento possibilite o uso da analise econômica na previsão de variações de preços de um determinado bem ou variações de suasvendas.
Tomar decisões gerenciais e pessoais: usamos a análise microeconômica, na vida pessoal, para decidir de que maneira gastar nosso tempo, qual carreira seguir e como gastar ou economizar odinheiro que recebemos. Como profissionais, usamos a análise econômica para decidir como produzir bens e serviços, além de decidir suas quantidades produzidas e preços cobrados.
Avaliar as políticaspúblicas: Apesar das sociedades modernas usarem os mercados na tomada de grande parte das decisões sobre produção e consumo, o governo possui um papel muito importante nessas sociedades. Pode-se usar aanálise microeconômica para avaliar o desempenho do governo sobre a economia de mercado. Pode-se também explorar os ganhos e perdas associados às varias políticas publicas.
BIBLIOGRAFIA:
SALVALAGIO,Wilson. Introdução à Economia. São Paulo: Person Education do Brasil, 2009.
VICECONTE, Paulo; NEVES, Silverio das. Introdução`a Economia. São Paulo: Atlas, 2005.
ESCOLA ESTADUAL AUGUSTA VALLE
CURSOTÉCNICO DE CONTABILIDADE
DISCIPLINA INTRODUÇÃO À ECONOMIA
PROFESSORA MICHELLE

MICROECONOMIA

Microeconomia: É o ramo da Teoria Econômica que estuda o funcionamento do mercado de um...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Microeconomia
  • Microeconomia
  • Microeconomia
  • Microeconomia
  • Microeconomia
  • Microeconomia
  • Microeconomia
  • microeconomia

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!