Gestao de Crise

Páginas: 7 (1526 palavras) Publicado: 22 de outubro de 2013
Instituto de Educação Superior de Brasília - IESB
Pós Graduação – Assessoria em Comunicação Pública
Gerenciamento de Crises
Professor: João José Forni
Alunos: Walter Luiz Pereira Jr.

TRABALHO 1
Resenha do Capítulo Comunicação em Tempo de Crise

Esse trabalho consiste na resenha do Capítulo Comunicação em Tempo de Crise, escrito pelo professor João José Forni. O texto trata do papel dacomunicação na gestão de momentos de crise.

A primeira coisa que se deve levar em consideração é que nenhuma empresa está imune de passar por uma crise.

Porém, o que é crise? Crise é qualquer coisa negativa que escape ao controle da empresa e ganhe visibilidade, é algo que foge ao controle da organização. Crise não significa uma catástrofe, é uma ruptura nos negócios e estimula a coberturada mídia.

O papel da comunicação na gestão de uma crise é minimizar os efeitos nos negócios, na imagem e no futuro da organização.

Diversas são as causas geradoras de crises. Estudos indicam que 80% dos casos são causados por problemas de gestão ou falha de empregados. O que deve se ter em mente é que uma crise não tem origem só em calamidades ou eventos de grande porte. As vezes, fatossimples assumem dimensões maiores. E nesse momento, saber comunicar é fundamental para tentar minimizar os efeitos da crise, porém é importante alertar que a comunicação não administra a crise. Ela é responsável em esclarecer de todas as formas e meios os principais stakeholders evitando maiores estragos à imagem. É através da comunicação que o público externo vai tomar conhecimento da “versão” dosfatos. No mundo dos negócios é sensível a forma de divulgar as crises, a versão se torna mais importante que os fatos.

Pesquisas afirmam que 65% das grandes crises deram sinais de que iriam acontecer. Isso mostra que existem ameaças previsíveis, nesse caso, é possível prever as conseqüências e até mesmo planejar ações posteriores. Porém, a origem pode ser inesperada.

Algumas característicasdo mundo de hoje, como as novas tecnologias, fez com que o modo como se lida com as crises fosse alterado. A comunicação trabalha com uma variável importante, a velocidade no fluxo de informação. Não existe mais crise local, todas são globais. Não existe mais defasagem de tempo até o público tomar conhecimento. As empresas não podem mais ter uma cultura de comunicação, deve ter uma cultura decomunicação em tempo real. Divulgar as notícias não é mais exclusividade dos meios de comunicação. É preciso apurar tudo com agilidade a fim de divulgar uma versão plausível e convincente à imprensa.

Outra forma de lidar bem com a crise é a fonte não perder o controle dos acontecimentos ou do processo de apuração do jornalista. Controlar a pauta da mídia é saber, com inteligência e estratégia, oestágio da matéria que vai ser publicada, as fontes consultadas, a versão e a dimensão que ele tem da denúncia. É perceptível que a crise se agrava em função do comportamento das fontes em relação à imprensa, por isso é tão complicado não atende-la. Rapidez e transparência devem estar no pára-brisas da instituição ao perceber uma crise.

A relação da instituição com o jornalista é sensível eimportante. Nunca deve-se desprezar uma pauta do jornalista. É papel da comunicação procurar o porta-voz para determinada pauta, oferecer esclarecimentos rápidos, mesmo que depois seja articulada uma estratégia e nunca deixar o jornalista sem retorno. É preciso prestar esclarecimentos: desmentir, se for o caso; admitir quando for irreversível, informando as providências tomadas. A crise não é motivopara destruir as pontes, partir para retaliação é um erro. Após publicação de fato negativo, não adianta se precipitar, é preciso analisar a dimensão da matéria, em casos de menor repercussão o melhor é calar-se.

Como as crises podem acontecer com qualquer um e a qualquer momento o ideal é antecipar-se. Uma boa iniciativa é montar o Comitê da Crise, grupo de pessoas ligado à diretoria, com...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Gestão de crise
  • Gestão de crises
  • Gestão de Crise
  • Gestao de crise
  • GESTÃO DE PESSOAS EM UMA COOPERATIVA EM CRISE
  • Gestão de Crise
  • liderança e gestão de crise
  • Gestão de crise

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!