Microbiologia

Páginas: 29 (7074 palavras) Publicado: 28 de abril de 2013
1 MEIOS DE CULTURA E CULTIVO DE MICRORGANISMOS

1.1 INTRODUÇÃO

Os microrganismos são encontrados em praticamente todos os ambientes naturais. Nestas condições, encontramo-los em populações mistas e para podermos estudá-los no laboratório individualmente é necessário formamos culturas puras (VERMELHO et al, 2006).
Uma cultura pura consiste no crescimento, em meio nutritivo adequado, de umconjunto de células idênticas que pertencem a uma única espécie de microrganismos. Por outro lado, para que possamos estudar um microrganismo em cultura pura, necessitamos de materiais e equipamentos especiais no laboratório e também de utilizar técnicas específicas, que envolvem, sobretudo, esterilização e assepsia (VERMELHO et al, 2006).

1.2 OBJETIVOS

Ter conhecimento das normas desegurança do laboratório e das noções básicas de esterilização e assepsia. Desenvolver habilidade de manipular os materiais e equipamentos que serão manuseados no estudo da microbiologia, além de compreender a utilização de cada um.

1.3 MÉTODOS

De início, foram apresentados os materiais de laboratório e sua utilização, como a placa de Petri, o tubo de ensaio, o Erlenmeyer, a micropipetaautomática com sua ponteira, a alça de Drigalsky, o swab, o bico de Bunsen, a lâmina e lamínula e as diferentes pinças e espátulas.
Além da apresentação, foi explanado sobre como seria as aulas no laboratório e a importância dessas aulas nas demais áreas, como também foi realizado uma demonstração das manobras de segurança, esterilização e assepsia. Logo após foi possível treinar essas manobras.

1.3.1As normas de segurança do laboratório

É determinado no laboratório o uso obrigatório de jaleco com manga comprida, sapato, baixo e fechado, calça comprida, todos na cor branca, tendo que prender os cabelos na touca e estar sempre calçados por luvas. Não é permitido o uso de brincos e semelhantes.
Os cuidados para evitar a contaminação nas aulas práticas incluem deixar a bancada de trabalholivre para o manuseio do material em estudo, evitando cadernos, bolsas e apontamentos, e mantê-la sempre limpa utilizando álcool 70%.
Sempre que houver algum acidente como quebra de tubos ou placas com microrganismos, contato com material contaminado, deve-se comunicar imediatamente ao professor, monitor ou ao técnico do laboratório para que as providências adequadas sejam tomadas.

1.3.2 Manobrasde esterilização e assepsia

Para a esterilização dos meios de cultura, ou de qualquer outro material podem se utilizar vários tipos de equipamentos, dependendo do caso, sendo os mais comuns as autoclaves, os fornos Pasteur e os filtros esterilizantes.
O Bico de Bunsen deve ser esterilizado com chama azulada, a utilização desta, visa flambar a alça ou agulha bacteriológica e propiciar umambiente asséptico ao redor do material que é manuseado. Deve-se trabalhar com a chama a frente para evitar acidentes com o fogo.
Alça ou agulha bacteriológica deve ser flambada até o rubor, antes e após cada experimento. Elas são flambadas para evitar resultados falsos, pois microrganismos podem estar assentados sobre o material. A flambagem após o uso é necessária pois esse materialposteriormente poderá contaminar outras pessoas como colegas, professores e o material de limpeza.
Após a utilização pipetas, lâminas e outros materiais que não podem ser esterilizados por calor seco (flambagem) estes devem ser desprezados no frasco de descarte. Esse material não pode ser abandonado sobre a bancada, lixo etc, para evitar contaminação de pessoas desavisadas.
A manipulação dos meios decultura, assim como a abertura da placa de Petri devem ser realizadas próximas à chama para evitar contaminações.
Ao final de todo trabalho prático, retirar as luvas de forma adequada, lavar as mãos com água e sabão antisséptico ou utilizar álcool 70%.

1.4 RESULTADO

Foi observada uma “familiarização” da turma com esse meio e os diferentes métodos e matérias necessários nas aulas práticas de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Microbiologia
  • Microbiologia
  • Microbiologia
  • Microbiologia
  • Microbiologia
  • Microbiologia
  • Microbiologia
  • Microbiologia

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!