Microbiologia açãoagentes quimicos sobre as céluals microbians de do calor e

797 palavras 4 páginas
RELATÓRIO DE AULA PRÁTICA DE MICROBIOLOGIA
ALUNA : Geisa Monteiro Diniz Marchito
MATRÍCULA: 20092202079
CEDERJ/UERJ

fonte quimicaviva.qb.fcen.uba.br
Prática III – Ação do calor e de agentes químicos sobre as células microbianas

Introdução: Como vimo do os nesta aula prática, no módulo e em outros livros o esporo das bactérias representa uma estrutura de variação do meio. O exemplo mais utilizado por ser talvez um dos mais conhecidos seja o Clostridium tetani que forma seus esporos,e ao encontrarem situações favoráveis passam a forma de vida vegetativa da bactéria (ou seja voltam aos seu estado vegetativos.Os esporos sobrevivem em situações que poderíamos chamar de dificultosas,tais como deficiências de oxigênio,água(ambiente em que ele possa estar em estado vegetativo.Elas vivem despercebidas por um longo tempo pois alguns métodos de controle antimicrobiano não são eficientes contra eles,se faz necessário um método de esterilização eficaz,podendo ser utilizados métodos químicos e físicos.

Objetivos: - Executar manobras assépticas adotadas no cotidiano dos laboratórios de Microbiologia. - Demonstrar a ação do calor sobre as células microbianas em estado vegetativo ou de esporo. - Identificar a ação de agentes químicos, desinfetantes ou anti-sépticos, sobre células microbianas.

Materiais - 2 unidades de placas de petri com meio de cultura Ágar-leite; - 2 tubos de ensaio, para ferver da água com terra; - estante; - béquer; - alça de semeadura; - caneta retroprojetora; - 5 recipientes para os diferentes agentes químicos; - diversas pinças; - papéis cortadinhos para absorver o agente químico; - solução de terra ; - agentes químicos: 1- álcool (92,8%) 2- água sanitária 3- Venish 4- veja limpeza pesada 5- água pura para controle - 1 recipiente para a solução de terra não fervida - banho-maria a banho-fervente 100ºC -papel filme -espátula

Metodologia: PRIMIERA PARTE:

Relacionados