O papel da educação infantil no desenvolvimento e cresicmento economico de uma nação.

10604 palavras 43 páginas
INTRODUÇÃO

Pesquisas que visam apontar quais seriam as principais dificuldades e os principais entraves que prejudicam o crescimento e o desenvolvimento econômico brasileiro afirmam que um dos principais problemas está na educação.
O Brasil conta com uma população de baixa escolaridade, o que dificulta o aumento da produtividade, já que seus trabalhadores possuem maiores dificuldades para aprender novas tecnologias, como se verificará mais adiante no decorrer do presente estudo. No atual contexto de mundo globalizado, mudanças tecnológicas acontecem a todo instante, gerando, desta forma, um ciclo vicioso: trabalhadores com baixa escolaridade, menor produtividade e dificuldade na aprendizagem de inovações tecnológicas, o que produzirá, conseqüentemente, um crescimento menor.
De acordo com Amartya Sen, autor de um novo conceito para o desenvolvimento, é necessário expandir as liberdades humanas para se alcançar o patamar de nação desenvolvida. Conceituado autor considera como sendo 5 as liberdades essenciais a todos os indivíduos. São elas: as disponibilidades econômicas, as liberdades políticas, as oportunidades sociais, as garantias de transparência e de segurança. Para Sen, ainda que um país ou uma nação desfrute de amplo crescimento econômico, sem a garantia destas liberdades a toda população, dificilmente chegará a ser uma nação ou um país desenvolvido.
A fim de verificar como a educação é capaz de ajudar a superar os entraves do crescimento e desenvolvimento econômico brasileiro, o presente trabalho aborda em seu primeiro capítulo as diferenças entre crescimento e desenvolvimento econômico e as principais teorias deste âmbito, enfatizando as políticas necessárias para a superação do ciclo vicioso da pobreza presente nos países em desenvolvimento, e, em especial, no Brasil.
No segundo capítulo, é apresentado um panorama geral da educação brasileira com o objetivo de identificar seus principais problemas e desafios, seus avanços, ainda que precários, e os

Relacionados