Microbacia de Urucutiua

657 palavras 3 páginas
Microbacia do Urucutiua, Araçagi, São José de Ribamar – MA.
Luciana A. Costa

No Brasil, a classificação do solo tem sido matéria de interesse essencialmente motivado pela necessidade decorrente de levantamentos pedológicos, os quais, por natureza, constituem gênero de trabalho indutor de classificação de solos (Embrapa, 2006). Devido a esse interesse, foi selecionada uma área específica para realização de estudo pedológico.
A área escolhida foi a Microbacia do Urucutiua no bairro do Araçagi, localizado ao norte da ilha de São Luís no município de São José de Ribamar - MA, que vem sofrendo desde a década de 90 os efeitos de uso e ocupação irregular do solo, o que reflete na qualidade do recurso, visto que, estão situados em Áreas de Preservação Permanente.
Tal fato justifica a importância desta visita técnica para conhecer quais tipos de solos ocorrem nessa área de estudo com o objetivo de caracterizar cada um deles.

Mapa 01: Mapa de solos da Microbacia do Urucutiua
Fonte: CIRILLO (2003, p. 36)
Segundo a Embrapa (2006), os solos predominantes na área são Neossolo Quartzarênico Órtico, o Gleissolo, o Solo Indiscriminado de Mangue e o Neossolo Quartzarênico Hidromórfico, de acordo com o mapa.
De acordo com a Embrapa (2006):
- Neossolos Quartzarênicos são solos sem contato lítico dentro de 50 cm de profundidade, com sequência de horizontes A-C, porém apresentando textura areia ou areia franca em todos os horizontes até, no mínimo, a profundidade de 150 cm a partir da superfície do solo ou até um contato lítico; são essencialmente quartzosos, tendo nas frações areia grossa e areia fina 95% ou mais de quartzo, calcedônia e opala e, praticamente, ausência de minerais primários alteráveis (menos resistentes ao intemperismo).
- Gleissolos são solos constituídos por material mineral com horizonte glei iniciando-se dentro dos primeiros 150 cm da superfície, imediatamente abaixo de horizonte A ou E, ou de horizonte hístico com

Relacionados