Microalimentos

2102 palavras 9 páginas
Instituto Brasileiro de Medicina de Reabilitação

“Avaliação da qualidade microbiológica de alimentos: Contagem de mesófilos, coliformes totais e fecais, Staphylococcus aureus e detecção de Salmonella”.

Ana Paula da Silva Fernanda Caldas

Rio de Janeiro Novembro 2012

Avaliação da qualidade microbiológica dos alimentos
As doenças de origem alimentar ocorrem devido à ingestão de alimentos contaminados por microrganismos ou por toxinas indesejáveis. Muitas dessas doenças não são diagnosticadas como toxinfecção, apenas um pequeno número de casos quando na verdade o número real de toxinfecção é muito maior,o grande problema de doenças causadas por alimentos é a notificação aos órgãos de inspeção de alimento, porque os sintomas são brandos e a vítima não busca auxílio médico.
Devido ao número crescente e à gravidade de doenças transmitidas por alimentos, tem aumentado o interesse do público em relação à segurança alimentar. Os riscos de se adquirir doenças de origem alimentar podem ser reduzidos, através da produção de alimentos seguros, o que requer: controle da fonte; controle do desenvolvimento e do processo dos produtos; boas práticas higiênicas durante a produção, o processamento, a manipulação, a distribuição, a estocagem, a venda, a preparação e a utilização e a abordagem preventiva.
Como os microrganismos podem desempenhar papéis muito importantes nos alimentos, é possível classificá-los em três grupos distintos, dependendo do tipo de interação existente entre microrganismo e alimento, são eles: * Microrganismos deteriorantes que causam alterações organolépticas decorrente da sua atividade metabólica; * Microrganismos patogênicos que afetam tanto o homem como animais Chegando estes ao alimento por inúmeras formas: condições precárias de

Relacionados

  • Diabetes mellitus
    4319 palavras | 18 páginas