mhuajhUA

863 palavras 4 páginas
PLANO PEDAGÓGICO E DE AULA
1. IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
Disciplina
TEORIA DAS ORGANIZAÇÕES
Professor
RODRIGO OTÁVIO DAS CHAGAS LIMA
Semestre/Ano
2013/1°
Carga horária
36
Turno
Noite
Turma
301
Sala

2. PLANO PEDAGÓGICO
Metodologia e Recursos Didáticos
Aulas expositivas e práticas.
Método de Avaliação
Avaliação 1 (A1)
0 - 10
70%
Trabalho 1B
0 - 10
30%
Avaliação 2 (A2)
0 - 10
70%
Trabalho 2B
0 - 10
30%
Avaliação 3 (A3)
0 - 10
100%

3. EMENTA E OBJETIVOS
3.1 Ementa: O conceito de organização; As principais abordagens em teoria das organizações; A natureza, o tipo e os objetivos de uma organização; As abordagens clássicas em teoria das organizações (taylorismo, fordismo, fayol); As abordagens complementares aos estudos clássicos e as organizações burocráticas. Conceitos e particularidades. Qualidade de Processos. Configuração da Estrutura Organizacional. Ambiente de Trabalho. Gerenciamento das Mudanças organizacionais. Avaliação do desempenho Organizacional. Sistemas Integrados de Gestão. Tópicos Emergentes.
3.2 Objetivos: Compreender a evolução do estudo e prática da administração, explicando a relevância das diversas abordagens e teorias nos seus respectivos contextos e na atualidade;
Analisar as principais abordagens e teorias da administração e apreciar, criticamente as abordagens;
Compreender e exercitar o papel da Organização Sistemas e Métodos na sobrevivência e competitividade pelo uso de técnicas de gestão empresarial.
3.3 Competências:

a) Genéricas - Capacidade de abstração, análise e síntese de acordo com a ciência da administração, formando um paralelo entre a teoria e a prática dos negócios. b) Específicas – Elaborar, avaliar e administrar projetos de Organização, Sistemas e Métodos empresarias em diferentes tipos de organizações.

2º BIMESTRE
Datas
H/aula
Conteúdo
Bibliografia e Material de Apoio
Metodologia
29/abr
2
11 Análise da estrutura: conceitos

Relacionados