mg14156120

801 palavras 4 páginas
Módulo: 4
Atividade: Individual II
Título: Depreciação da taxa de câmbio
Disciplina: Introdução a Economia
Turma: 192 - Junho de 2012
Introdução
O objetivo dessa atividade é avaliar os efeitos de choques de oferta a partir da depreciação da taxa de câmbio. A taxa de câmbio é o preço de uma unidade monetária de uma moeda em unidades monetárias de outra moeda. Estudo realizado pelo Ibre/FGV relata que o efeito da desvalorização cambial sobre os preços foi fortemente compensado pelo comportamento das cotações das commodities (mercadoria)*, que seguem em sentido oposto ao dólar, amortecendo seu impacto. O Brasil é um grande produtor e exportador de mercadorias (commodities), por exemplo: a soja, o petróleo etc. Consequentemente, o país se beneficia do comércio destas mercadorias, mas se torna submisso aos preços estabelecidos internacionalmente. Quando a procura da mercadoria é grande aumentam os lucros das empresas produtoras, mas por outro lado quando não existe a procura delas, ocasiona um prejuízo nos lucros das empresas e no valor de suas ações negociadas em bolsa de valores. Portanto, a decisão de consumir, por parte dos indivíduos, e a de produzir, por parte das empresas, é constantemente afetada pela lei da procura e da oferta.

*principalmente minérios e gêneros agrícolas, que são produzidos em larga escala e comercializados em nível mundial
Curva da oferta “É a relação entre o preço de um bem e quantidade desse bem que os produtores estão dispostos a produzir e a vender, mantendo todo o resto constante”. Os choques de oferta fazem com que a curva de oferta se desloque para a esquerda quando a inflação permaneça baixa, ou seja, o mercado se equilibra a um preço mais alto, e a uma quantidade menor.

Mercado a um novo equilíbrio Apesar do contexto econômico mundial se retrai por causa da crise econômica, o Brasil segue em crescimento acelerado do seu mercado doméstico, ou seja, enquanto os demais países estão

Relacionados