Meu nome é Jonas

Páginas: 2 (394 palavras) Publicado: 17 de setembro de 2014
O filme “E seu nome é Jonas” trata da vida de uma criança que não possui a sua audição e da sua adaptação no seio familiar e na sociedade. Primeiramente importante salientar que o filme passa-se em1979 nos Estados Unidos. Por este motivo, algumas técnicas educacionais e tratamentos médicos recomendados aos surdos hoje são considerados totalmente ultrapassados.
O filme começa com a criançasendo submetida a um tratamento hospitalar para crianças com retardo mental, isso ocorria devido a ignorância da sociedade e dificuldade de reconhecer a surdez cedo. Inevitavelmente, esse atraso naidentificação da real condição da criança provocava traumas e atrasos no seu desenvolvimento.
Ademais, nesta época, quando a surdez era detectada muitos ainda consideravam essa condição como uma doençaque deveria ser tratada e corrigida com o ensino da fala e da leitura labial, e a proibição da linguagem de sinais. Ocorre que, para que ocorra o aprendizado da fala e leitura labial o surdo sofrebastante e é acometido de stress, pois se sente em uma bolha na qual ninguém é capaz de entendê-lo.
Por isso, é que a linguagem de sinais, ao contrario do que se imaginava, não tornava os surdospreguiçosos, era apenas uma forma de possibilitar que eles se comunicassem de maneira mais fácil. No entanto, para que isso seja possível de uma melhor forma é necessário o envolvimento da família e também detoda a sociedade. Assim, com uma divulgação maior da linguagem que efetivamente ajuda na comunicação dos surdos é possibilitada a sua inclusão no meio social. Isto porque, essas pessoas não sofrem comqualquer debilidade mental, apenas se comunicam de uma forma diferente.
Conforme retratado pelo filme, a linguagem dos sinais permite que os surdos consigam expressar as suas vontades, emoções epreferências. Sem essa linguagem eles são obrigados a aceitar coisas impostas por outras pessoas.
Divulgar a língua dos sinais para toda a sociedade é de suma importância para permitir a inclusão...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • E seu nome é Jonas
  • meu nome e jonas
  • E seu nome é Jonas
  • Meu nome é jonas
  • Seu nome é Jonas
  • Meu nome é Jonas
  • Meu nome é jonas
  • E seu nome é Jonas

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!