trabalho de pcm (eng)

Páginas: 5 (1194 palavras) Publicado: 17 de setembro de 2014
Introdução
Denomina-se ensaio não destrutivo (END) a qualquer tipo de ensaio praticado a um material que não altere de forma permanente e suas propriedades físicas, químicas, e mecânicas. 
Os ensaios não destrutivos implicam um dano imperceptível ou nulo. 

Ensaios não destrutivos representam um conjunto amplo de técnicas de análise utilizadas na ciência e na indústria para avaliar aspropriedades de um material, de um elemento estrutural ou sistema, sem causar danos, baseando-se na aplicação de fenômenos físicos tais como ondas eletromagnéticas, acústicas, etc.
Os ensaios não destrutivos são técnicas altamente valiosas, uma vez que permitem o controle das propriedades dos materiais, com economia de tempo e dinheiro, permitindo que o material testado permaneça intacto no local detrabalho após a inspeção. 
Ensaio Visual
A inspeção visual foi provavelmente o primeiro ensaio não destrutivo usado pelo homem, mas continua sendo o mais usado e geralmente precede qualquer outro ensaio. A sua principal vantagem é fornecer dados quantitativos (além das informações qualitativas) mais facilmente que os outros ENDs. Alguns testes são baseados nas leis da Ótica geométrica e outrosfazem uso das propriedades ondulatórias da luz. Este ensaio tem sido usado principalmente para a inspeção de:
• superfícies expostas ou acessíveis de materiais opacos e equipamentos parciais ou totalmente montados e objetos acabados e
• interior de objetos transparentes ou translúcidos, como o vidro, quartzo, alguns plásticos, além de líquidos e gases para determinação do tamanho, forma cor,acabamento, refletividade, presença de descontinuidades superficiais grosseiras e funcionalidade, usando a visão a olho nu ou com o auxílio de instrumentos simples como lupas e gabaritos ou sofisticados aparelhos como interferómetros e microscópios.



Ensaio de Ultrassom
Sons extremamente graves ou agudos, podem passar desapercebidos pelo aparelho auditivo humano, não por deficiência deste, maspor caracterizarem vibrações com frequências muito baixas , até 20Hz (infrassom) ou com frequências muito altas acima de 20 kHz (ultrassom), ambas inaudíveis.
Como sabemos, os sons produzidos em um ambiente qualquer, refletem-se ou reverberam nas paredes que consistem o mesmo, podendo ainda ser transmitidos a outros ambientes. Fenômenos como este apesar de simples e serem frequentes em nossa vidacotidiana, constituem os fundamentos do ensaio ultrassônico de materiais.
No passado, testes de eixos ferroviários, ou mesmos sinos, eram executados através de testes com martelo, em que o som produzido pela peça, denunciava a presença de rachaduras ou trincas grosseiras pelo som característico.
Assim como uma onda sonora, reflete ao incidir num anteparo qualquer, a vibração ou ondaultrassônica ao percorrer um meio elástico, refletirá da mesma forma, ao incidir num anteparo qualquer, a vibração ou onda ultrassônica ao percorrer um meio elástico, refletirá da mesma forma, ao incidir numa descontinuidade ou falha interna a este meio considerado. Através de aparelhos especiais, detectamos as reflexões provenientes do interior da peça examinada, localizando e interpretando asdescontinuidades.
Campo de Aplicação
Em 1929 o cientista Sokolov, fazia as primeiras aplicações da energia sônica para atravessar materiais metálicos, enquanto que 1942 Firestone, utilizaria o princípio da ecosonda ou ecobatímetro, para exames de materiais. Somente em l945 o ensaio ultra-sônico iniciou sua caminhada em escala industrial, impulsionado pelas necessidades e responsabilidades cada vez maiores.Hoje, na moderna indústria, principalmente nas áreas de caldeiraria e estruturas marítimas, o exame ultra- sônico, constitui uma ferramenta indispensável para garantia da qualidade de peças de grandes espessuras, geometria complexa de juntas soldadas, chapas. Na maioria dos casos, os ensaios são aplicados em aços-carbonos, em menor porcentagem em aços inoxidáveis. Materiais não ferrosos são...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • TRabalho PCM
  • TRABALHO ENG
  • Trabalho eng
  • Trabalho De Eng
  • Trabalho eng
  • trabalho eng..
  • Trabalho Eng
  • Trabalho Eng

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!