Metrologia e Qualidade

Páginas: 8 (1836 palavras) Publicado: 23 de março de 2014

Curso : Gerência E Tecnologia Da Qualidade
Cadeira : Metrologia E Qualidade Industrial

Estudo Dirigido
1 Do ponto de vista técnico, a medição é empregada para monitorar, controlar e investigar fenômenos. Dê exemplos de aplicação da metrologia nestes campos.
Monitoração – Apenas indicam para o usuário o valor momentâneo ou acumulado do mensurando.Exemplos como termometro ou medidores deconsumo de energia elétrica são casos clássicos . Contudo a Velha Roleta , pode ser um instrumento característico pois indica o nº de pessoas ue passaram por ela até o momento.
Controle – Qualquer sistema de controle envolve um SM como elemento sensor,compondo um sistema capaz de manter uma grandeza ou processo dentro de certos limites. A caixa d´agua é um bom exemplo. A mesma possui umacapacidade padrão de água; quando a água ultrapassa esta capacidade , a bóia se posiciona no limite máximo e automaticamente fecha a válvula interrompendo a vazão .
Investigar fenomeno – Um bom exemplo é o estudo de Têmpera em materiais ferrosos.Através do aquecimento e resfriamento controlado do metal, o mesmo altera a sua dureza e resistencia . Foram preciso várias medições da função aquecimento/resfriamento ~ Variação de dureza para se chegar a um padrão de trabalho.

2 Quais são os elementos básicos de um sistema de medição generalizado? Apresente um exemplo completo presente no nossso cotidiano.
Em termos genéricos, um SM pode ser dividido em três módulos funcionais: o sensor/transdutor, a unidade de tratamento do sinal e o dispositivo mostrador. O transdutor é o módulo do SM queestá em contato com o mensurando. Gera um sinal proporcional (mecânico, pneumático, elétrico ou outro) ao mensurando segundo uma função bem definida, normalmente linear, baseada em um ou mais fenômenos físicos. Em termos gerais, um transdutor transforma um efeito físico noutro. Quando o transdutor é composto de vários módulos, várias transformações de efeitos podem estar presentes. O primeiromódulo do transdutor, aquele que entra em contato diretamente com o mensurando, é também denominado de sensor. A rigor, o sensor é uma parte do transdutor. O sinal gerado pelo sensor/transdutor normalmente é um sinal de baixa energia, difícil de ser diretamente indicado. A unidade de tratamento do sinal (UTS), além da amplificação da potência do sinal, pode assumir funções de filtragem, compensação,integração, processamento, etc. É às vezes chamada de condicionador de sinais. Este módulo pode não estar presente em alguns SM mais simples. O dispositivo mostrador recebe o sinal tratado (amplificado, filtrado, etc) e através de recursos
mecânicos, eletro-mecânicos, eletrônicos ou outro qualquer, transforma-o em um número inteligível ao usuário, isto é, produz uma indicação direta perceptível.Este módulo subentende também dispositivos registradores, responsáveis pela descrição analógica ou digital do sinal ao longo do tempo ou em função de outra grandeza independente. No exemplo da Balança, a mesa é o sensor/transdutor, o equipamento em si é a unidade de tratamento do sinal e a tela( Digital ou analógica) é o dispositivo mostrador.


3 Discuta, brevemente, as etapas de umaexperimentação científica moderna.
A experimentação científica moderna está estruturada no ciclo PDCA:
Planejamento do experimento – Planejar todas as variáveis e recursos necessários para o experimento.
Execução do Experimento – Aplicar todos os recursos e mediçoes pré-estabelecidas.
Analise dos resultados – Verificar a eficácia do experimento ,analizar se o experimento atendeu ou não asexpectativas.
Conclusões – Definir a homolocação do experimento.
Tomada de decisões apartir dos resultados do experimento.

4 Defina inceteza de medição: padrão, combinada e expandida. Quais são os métodos de estimativa de incerteza de medição? Quais são as limitações de cada um?
A incerteza padrão é uma medida relacionada aos erros aleatórios trazidos pela fonte de incertezas. A incerteza padrão...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • qualidade em metrologia
  • Metrologia e Qualidade
  • Metrologia: base técnica para a qualidade
  • Gestão de Qualidade
  • Controle de Qualidade em Metrologia
  • Sistema de gest o da qualidade para laborat rio de metrologia
  • Evolu O Da Metrologia Normaliza O E Qualidade No Modo De Compatibilidade
  • Qualidade como um item à excelência para satisfação dos clientes do instituto amazonense de metrologia

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!