metodos de custeio

Páginas: 19 (4709 palavras) Publicado: 22 de outubro de 2013
MÉTODOS DE CUSTEIO

Custeio, segundo MARTINS (2000:41) significa “método de apropriação de custo”, e cada profissional utiliza o que mais se adequar a sua área de atuação ou que melhores informações gerarem ao gestor da empresa, dependendo assim da necessidade de informações de cada empresa. Existem vários métodos, dentre os quais pode-se citar, Custeio por absorção, custeio direto, custeiopadrão, ABC, custeio pleno e custeio meta.
Sistemas de custeio
Existem duas filosofias que norteiam os sistemas de custeio, que são...
• custear a produção por absorção;
• considerar somente os custos diretos.
O custo por absorção parte do princípio de que os custos e as despesas indiretas fixas são adicionadas aos estoques e ao custo dos produtos vendidos.
Por sua vez, os princípios quenorteiam a metodologia do custo direto não consideram os custos indiretos como custos de produção. Estes custos são lançados nas planilhas de produção como custos inaplicáveis ao processo produtivo, qualquer que seja o volume da atividade hospitalar.
Na verdade, as duas filosofias utilizam-se de princípios diferentes para fazer os custos indiretos chegarem ao produto. Uma agrega-os ao custo deprodução, enquanto a outra debita da receita de vendas esses custos, obviamente apresentando resultados distintos nos balancetes de receitas e despesas.
Os sistemas de custeio podem ser classificados...
1 – quanto a natureza do processo produtivo...
• ordens específicas de produção: baseia-se na agregação dos custos específicos de cada produto fabricado;
• por série de produção: tipo de produçãobaseada na fabricação de vários produtos.
2 – quanto ao tipo de custo escolhido...
• históricos: tem como pressuposto principal a simplificação e contabilização dos valores tais como ocorreram;
• pré-determinados: esses custos são estabelecidos antes de realizar a produção, através de estudos de engenharia ou valores escolhidos como amostra de um período.

3.1 CUSTEIO POR ABSORÇÃO

Este métodode custeio considera todos os custos diretos e indiretos incorridos na produção para apurar o seu custo final.
Para FLORENTINO (1983:37) “no custeamento por absorção procura-se descarregar ao máximo toda a gama de custos existentes na empresa, mas, assim mesmo, em certos casos, os gastos de caráter tipicamente de administração geral poderão ficar fora da absorção e ser levado ao resultado”.Segundo MARTINS (2000:41-42) “custeio por absorção é o método derivado da aplicação dos princípios de Contabilidade geralmente aceitos, nascido da situação histórica mencionada. Consiste na apropriação de todos os custos de produção aos bens elaborados, e só os de produção; todos os gastos relativos ao esforço de fabricação são distribuídos para todos os produtos feitos”.
Este método de custeio nãofere os princípios contábeis sendo esta uma das razões que o torna o mais utilizado dos métodos. No Brasil fiscalmente falando, este método é obrigatório e é o único aceito pela legislação.

3.1.1 VANTAGENS DO CUSTEIO POR ABSORÇÃO.

Apenas a título de colaboração, a seguir apresenta-se algumas vantagens do custeio por absorção:
- Está de acordo com os princípios contábeis geralmente aceitose com a legislação fiscal, fato que não interfere na contabilidade gerencial, que não está adstrita ao arcabouço legal;
- Os custos fixos de produção assumem grande relevância
- Tem melhor aceitação, por ser de fácil implementação já que todos os custos inerentes à produção são absorvidos pelo custo unitário;
- É interessante para empresas que tem giro próprio de seus produtos;
- O custo fixoé levado a estoque e só transforma-se em resultado no momento da venda;
- Cria dentro da empresa um sistema de taxa que fornece aos seus gestores um indicativo de prioridade no consumo dos recursos.

3.1.2 DESVANTAGENS DO CUSTEIO POR ABSORÇÃO

Seguindo o mesmo raciocínio afirmado anteriormente, a seguir são apresentadas também algumas desvantagens do custeio por absorção:
- Incorpora ao...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Métodos de custeio e apropriação de custeio
  • Metodos de Custeio
  • Métodos de custeio
  • metodos de custeio
  • Metodos de custeio
  • Métodos de Custeio
  • Métodos de Custeio
  • metodos de custeio

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!