Metodos da ciência

Páginas: 6 (1373 palavras) Publicado: 24 de agosto de 2012
Até mesmo observações despreocupadas nos demonstram que a natureza, como é percebida por nossos sentidos, tem regularidades confiáveis e padrões de comportamento. uso de instrumentos de medida e aparelhos científicos confirmam isso e revelam ainda mais, e mais detalhadamente, os padrões da natureza. Por intermédio de cuidadosos e sistemáticos estudos os cientistas descobriram que essasregularidades poderiam ser padronizadas, freqüentemente com modelos matemáticos de grande precisão.

Algumas vezes estes modelos falham quando ampliados (extrapolados). Extrapolação é o processo de estender um modelo ou lei além de seus limites de aplicabilidade. Ocasionalmente a extrapolação de uma lei ou modelo para novas situações efetivamente funciona mas às vezes falha miseravelmente. Isso nos dizque seria melhor testar rigorosamente cada modelo em relação a sua validade, em todas as situações possíveis, sendo que estes testes devem ser capazes de expor qualquer falha no modelo. Isto é, eles devem ser capazes de demonstrar que o modelo não é completamente verdadeiro.

Mesmo em modelos aprovados em tais testes devemos garantir apenas aceitação “provisória”. No futuro pessoas maisinteligentes com técnicas de medida mais sofisticadas e estruturas conceituais científicas mais avançadas podem expor as deficiências do modelo que não notamos.

Quando verifica-se que os modelos são incompletos ou deficientes freqüentemente os consertamos refinando os detalhes do modelo até que funcione. Mas quando progressos rápidos em observações experimentais ocorrem um modelo pode se encontrar tãoseriamente inadequado para adaptar-se ao novos dados que podemos descartar uma grande parte dele e começar novamente com um novo modelo. Relatividade e Mecânica Quântica são exemplos disso.Estas situações são com freqüência chamadas “revoluções científicas”.

Quando tais revoluções ocorrem e modelos velhos são substituídos por novos isso não significa que os velhos estavam “errados”. Elesainda funcionam em seu âmbito geral de aplicação. A física de Newton não estava subitamente errada e nem estavam suas predições ditas não-confiáveis ou incorretas quando adotamos a relatividade de Einstein. A relatividade teve maior âmbito de aplicação do que a física Newtoniana. Mas ela também repousava sobre um base conceitual diferente. (Ênfase minha)

Quando um um novo modelo incluisignificativamente novos conceitos isso pode proporcionar um enorme estímulo para avanços futuros. Isso mexe com nossos confortáveis hábitos de pensamento nos forçando a pensar sobre a natureza de maneiras diferentes. Novamente, isso não significa que os conceitos do velho modelo estavam errados ou eram piores dos que o do novo. Significa apenas que os conceitos do novo modelo podem ser mais férteis eadaptáveis a progressos posteriores. Mas sempre existe o outro lado da moeda. Os novos conceitos aparentemente “melhores” podem de fato nos atrair para um beco sem saída. Tal era o caso relativo ao conceito do éter luminoso. Esses equívocos são varridos para debaixo do tapete da história quando são substituídas.

Experiências passadas mostraram que os modelos matemáticos da natureza tem enormesvantagens sobre o anterior, mais atraente, modelos que usaram analogias com fenômenos conhecidos do cotidiano de nossa experiência sensorial direta. Modelos matemáticos são menos carregados de bagagem emocional, sendo puros e abstratos. Além disso, a Matemática aparenta ser infinitamente adaptável e flexível. Se algum fenômeno natural não se submete à matemática conhecida podemos inventar novas formasde matemática para lidar com ele.

A história da ciência tem sido um processo de descoberta de modelos descritivos da natureza bem-sucedidos. Primeiro encontramos os fáceis. À medida que a ciência progrediu os cientistas foram obrigados a lidar com os mais sutis e difíceis problemas. Tão poderosos são nossos modelos atualmente que freqüentemente nos enganamos pensando que somos muito espertos...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Metodos da Ciência
  • Ciencias e seus metodos
  • Métodos das Ciências
  • metodos da ciencias
  • Ciencia e Metodo
  • Métodos das ciências
  • Metodos em Ciencia
  • Metodos das ciencias

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!