Metodos contraceptivos

Páginas: 6 (1269 palavras) Publicado: 17 de março de 2014
Métodos Contraceptivos
Um método contraceptivo é aquele que impede ou reduz significativamente a possibilidade de fertilização em mulheres férteis que têm sexo na natureza heterossexual incluindo a relação sexual vaginal. Conhecimento de métodos contraceptivos contribui para as decisões sobre o controle da natalidade, o número de filhos que desejam ter filhos, a prevenção da gravidez indesejadae gravidez na adolescência. 1 2 Os métodos indicados depois de manter relações sexuais são chamados de contracepção de emergência.
Camisinha Feminina
É um “saco” feito de mesmo material que a camisinha masculina, que possui dois anéis nas extremidades. Um serve para facilitar a introdução da camisinha na vagina, e o outro serve para segurar a camisinha na vulva, protegendo os pequenos e grandeslábios também. Evita a aquisição de DSTs e AIDS. A eficácia contra a gravidez é de aproximadamente 97%.
 Pílula do dia Seguinte
Contém grande quantidade de hormônios (levonorgestrel), que cria um ambiente desfavorável aos espermatozóides e também evita a ovulação. É utilizada em casos de emergência, como um furo na camisinha, ou vazamento de esperma, etc. Não deve ser utilizada com muitafrequência, pois pode desregular o ciclo menstrual. Eficácia de 99,9%. Deve ser tomada em até 4 dias após a relação sexual, após esse período, a eficácia da pílula cai bastante. Ela somente previne a gravidez de relações sexuais anteriores, não futuras.
Camisinha Masculina
A camisinha é feita também de látex, material que tem certa elasticidade. Ela é colocada no pênis ereto do homem, com o objetivode barrar os espermatozóides logo após a ejaculação. Na ponta, é muito importante deixar uma parte vazia sem ar, para que ali fique o esperma. Caso contrário, a camisinha pode estourar ou o esperma subir até a base do pênis, tendo contato com o corpo feminino. A camisinha, além de evitar a gravidez, também evita a aquisição de DSTs (doenças sexualmente transmissíveis), como sífilis, gonorréia,AIDS, etc. É um método barato e acessível a todas as camadas da sociedade, fazendo com que seja o método contraceptivo mais adotado no mundo. A sua eficácia fica em torno de 96%, se utilizada corretamente.
DIU-Dispositivo intra-uterino
É uma peça de plástico banhada de cobre, material que funciona como espermicida. O DIU é colocado dentro do útero pelo médico, durante o período menstrual, quando ocolo do útero está mais aberto. O dispositivo pode ficar por muitos anos no útero, mantendo a sua eficácia, desde que tenha acompanhamento do ginecologista. Não protege contra DSTs, e em caso de uma possível gravidez (eficácia de 98%), pode ter efeito abortivo.
DSTs (doenças sexualmente transmissíveis)
As doenças sexualmente transmissíveis, conhecidas pela sigla DSTs, são doenças transmitidas,principalmente, através de relações sexuais com uma pessoa infectada - e sem o uso de métodos de barreira, como a camisinha e o preservativo feminino. O contágio por DSTs também pode ocorrer de mãe para filho, durante a gravidez ou parto, através do compartilhamento de seringas ou devido a umatransfusão de sangue infectado.


Sífilis
A sífilis é causada pela bactéria Treponema pallidum. Adoença apresenta três estágios: sífilis primária, secundária e terciária. Após o contágio, o período de incubação é de cerca de um mês. Após este período surge o principal sintoma do estágio primário, uma lesão genital, geralmente na região da cabeça do pênis ou nos lábios vaginais, sem secreções e com a borda endurecida, conhecida como cancro duro ou úlcera genital. Após a contaminação e a formação docancro, a bactéria continua a se reproduzir no interior do organismo e passa a atingir outros órgãos. Essa disseminação da bactéria provoca feridas e manchas na pele por todo o corpo, caracterizando o estágio secundário da doença. No estágio terciário, a sífilis provoca lesões maiores na pele e pode atingir o sistema nervoso, provocando problemas neurológicos e podendo levar à morte.
O...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • métodos contraceptivos
  • Métodos Contraceptivos
  • Métodos Contraceptivos
  • Métodos Contraceptivos
  • metodos contraceptivos
  • Metodos Contraceptivos
  • Métodos contraceptivos
  • metodos contraceptivos

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!