metodos contraceptivos

Páginas: 5 (1022 palavras) Publicado: 30 de outubro de 2013
Métodos Comportamentais
Esses métodos baseiam-se na observação das características do ciclo menstrual, com abstinência sexual durante alguns períodos. Apresentam baixa eficácia, alteram o comportamento do casal, dependem de motivação e aprendizado e não protegem contra doenças sexualmente transmissíveis/AIDS.

Tabelinha

A famosa tabelinha é bastante utilizada, ainda hoje. Consiste nocálculo do provável dia da ovulação e na abstinência sexual por 7 dias, nessa época. Esse método, porém, só deve ser utilizado por mulheres que tenham os ciclos menstruais regulares e que ovulem sempre no 14º dia do ciclo.


Muco cervical, Billings

Com este método, a mulher tenta prever o período fértil por meio da análise do muco proveniente do colo uterino. Logo depois da menstruação, existeum período em que a vagina permanece muito ressecada, e o muco vai aumentando aos poucos e vai se tornando mais escorregadio e elástico (a mulher consegue fazer um "fio" com o muco, abrindo os dedos). Ele fica mais elástico na época da ovulação. Assim, o casal deve fazer abstinência desde o período em que existe pouco muco até três dias depois da data de maior elasticidade.

Ejaculaçãoextravaginal (coito interrompido)

Consiste na retirada do pênis da vagina, antes da ejaculação. Não é um método recomendado, pois leva a um ato sexual incompleto e a ansiedade no casal. O índice de falha é alto porque muitos homens não conseguem controlar o momento da ejaculação e, além disso, o líquido seminal eliminado antes da ejaculação também contém espermatozóides. Outro problema associado aesse método é que ele pode gerar, no homem, ejaculação precoce e disfunção erétil (impotência).

Camisinha

Existem modelos masculino e feminino (menos popular). A camisinha masculina é um método bastante utilizado, mas depende de uso correto. A grande vantagem é que, além de proteger contra uma gravidez indesejada, protege contra doenças sexualmente transmissíveis, incluindo HIV.Diafragma

É um dispositivo de borracha ou silicone que recobre o colo uterino. A eficácia desse método aumenta quando a mulher utiliza espermaticida associado (o espermicida é um método químico de barreira que mata os espermatozóides ou impedem seu movimento até o óvulo). Pode ser reutilizado, desde que seja bem lavado após o uso, e conservado com um pouco de amido polvilhado. Ele deve ser colocadopelo menos 15 minutos antes da relação sexual, e deve ser retirado até 6 a 8 horas depois.

Esponja

É uma pequena esponja feita de poliuretano, com espermicida. É descartável, de fácil colocação.

Espermicida ou espermaticida

São substâncias que matam os espermatozóides. Quando usados sozinhos não conferem proteção adequada. Os principais são: nonoxinol-9, octoxinol-9, menfegol.Dispositivo Intra-Uterino (DIU)
O DIU é um dispositivo geralmente feito de cobre, que é colocado dentro do útero e leva a várias modificações do útero e da tuba uterina, além de provocar reações que matam os espermatozóides. Existem dois tipos principais: 1) o DIU de cobre, largamente utilizado, disponível no sistema único de saúde; e 2) o DIU com hormônio (um tipo de progesterona), de alta eficáciae que apresenta uma ação especial de alterar o muco do colo uterino, impedindo que os espermatozóides cheguem ao útero. O DIU é colocado pelo médico, de preferência durante o período menstrual, e apresenta durabilidade de alguns anos (depende do tipo). É eficaz e o risco de gravidez é bastante pequeno.

Contraceptivos Orais

São as famosas pílulas. Elas devem ser iniciadas no primeiro dia damenstruação e continuadas por 21 dias consecutivos, sem falhar. Após o término da cartela, a mulher faz uma pausa de sete dias e reinicia o uso no oitavo dia. É importante tomar a pílula sempre no mesmo horário, recomendação especialmente válida para as mini-pílulas.

Contraceptivos Injetáveis

Existem duas modalidades: mensal e trimestral. É eficaz e de fácil uso, pois a mulher não...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • métodos contraceptivos
  • Metodos contraceptivos
  • Métodos Contraceptivos
  • Métodos Contraceptivos
  • Métodos Contraceptivos
  • metodos contraceptivos
  • Metodos Contraceptivos
  • Métodos contraceptivos

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!