Metodos anti-concepcionais

Páginas: 6 (1269 palavras) Publicado: 19 de novembro de 2013
Preservativo masculino
Preservativo é um contraceptivo de barreira que pode ser usado durante a relação sexual com o intuito de reduzir a probabilidade de ocorrência de uma gravidez ou de contrair doenças sexualmente transmissíveis, como o VIH. É colocado no pénis ereto do homem e forma uma barreira física, impedindo o sémen ejaculado de penetrar no corpo do parceiro sexual. Os preservativossão também usados para recolha de sémen em tratamentos de infertilidade. Uma vez que os preservativos são à prova de água, elásticos e duráveis, são ainda utilizados para diversas finalidades sem propósitos sexuais. Atualmente, a maioria dos preservativos é fabricada em látex, embora alguns sejam fabricados com outros materiais, como poliuretano ou poliisopreno. Existe também um preservativofeminino, geralmente fabricado com nitrilo.
Enquanto método contraceptivo, o preservativo masculino tem a vantagem de ser barato e de fácil utilização, com muito poucos efeitos secundários, oferecendo ainda protecção acrescida contra doenças sexualmente transmissíveis. Com utilização correcta e em todas as relações sexuais, a taxa de gravidez entre as mulheres cujo parceiro sexual usa preservativo é de2% por ano para uma utilização perfeita e 15% por ano para uma utilização típica. Os preservativos são usados desde há, pelo menos, 400 anos. Desde o século XIX que são um dos mais comuns métodos contraceptivos à escala global. Embora amplamente aceites na sociedade contemporânea, geram ainda alguns focos de controvérsia.
Preservativo feminino
O preservativo feminino (também conhecido comocamisinha feminina no Brasil) é uma versão feminina do preservativo, um método contraceptivo de barreira. Como o preservativo masculino, a versão feminina também protege contra as DSTs. Foi inventada pelo médico dinamarquês Lasse Hershel, ao final dos anos 90
Este método contraceptivo consiste em um dispositivo de plástico, maior e mais largo que o preservativo masculino, que deve ser introduzido navagina. Uma das extremidades, que é fechada, deve ser acomodada ao fundo da cavidade da vagina; a outra, aberta, fica do lado de fora do órgão genital feminino. Por conta do atrito, as camisinhas masculina e feminina não devem ser usadas ao mesmo tempo. Esses preservativos podem aderir um ao outro e se deslocar de onde devem permanecer durante o ato sexual.
Diafragma
O diafragma é um dispositivode contracepção. Trata-se de um pequeno anel flexível recoberto por uma película de borracha ou silicone que é colocado pela mulher dentro da vagina até cinco horas antes da relação sexual.
A função do diafragma é obstruir completamente o colo do útero, impedindo que os espermatozoides atinjam o órgão e consequentemente fertilizem o óvulo. Ao contrário do preservativo, que só pode ser utilizadouma vez, o diafragma pode ser reutilizado diversas vezes. Após ocorrer a relação e o homem ejacular, a mulher deve esperar de 6 a 24 horas para retirar o diafragma, que deve ser lavado com sabão neutro, secado e guardado em recipiente próprio.
Tabelinha
O método rítmico, mais conhecido como tabelinha, é um processo contraceptivo que consiste em estimar a data da ovulação, por forma a evitarcontactos sexuais durante o período fértil.
Para prever o dia da ovulação, observa-se a duração dos 8 últimos ciclos menstruais e anota-se o número de dias do maior e do menor ciclo. Do número de dias do menor ciclo, diminuem-se 14 dias. Do número de dias do maior ciclo, diminuem-se 11 dias. O espaço de dias compreendido entre esses dois números é o período fértil.
Devemos salientar que a ovulaçãoocorre geralmente 14 dias antes da menstruação e não no 14° dia do ciclo como a maioria pensa e divulga, sendo assim, em mulheres com ciclos com mais de 28 dias a ovulação pode ocorrer após a metade do ciclo e em mulheres com ciclo menor que 28 dias a ovulação ocorreria antes da metade do ciclo, o que alteraria a janela do período fértil, alterando todo o planejamento do casal.
Pilulas
Oral
A...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • metodos anti concepcionais
  • métodos anti-concepcionais
  • Anti Concepcionais
  • Métodos anitconcepcionais e pós concepcionais
  • Eficiencia dos metodos de anti-sepsia nas mãos de manipuladores
  • Determinação do anticorpo anti-dsdna em doentes com suspeita de lúpus: comparação de dois métodos
  • anti
  • anti

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!