Metodologia Fichamento John Ruskin- O urbanismo- Françoise Choay

Páginas: 4 (946 palavras) Publicado: 1 de junho de 2015
(1) Choay, Françoise – O Urbanismo. Estudos – Editora Perspectiva. 7 edição: 2013. (p. 121- 127)

(2) Tese de John Ruskin (1819-1900) foi um dos principais teóricos do século XIX que defendia apreservação dos monumentos.
(3) “A arte é aos olhos de Ruskin a revelação de uma verdade transcendente, mas exprime também a vitalidade de uma sociedade”. (p. 121)

Para Ruskin a arte vai além doconhecimento, ela ultrapassa além do que se pode ver, mas não deixa de mostrar as qualidades da sociedade.
(4) “A pobreza da arquitetura e do planejamento urbano é o reflexo do sistema industrial e adecadência do trabalho humano, que baseado em noções de lucro e de produção, deixou de ser a realização de uma função vital”. (p. 122)
A revolução industrial traz algumas características para o modelo dascidades , no qual o que importa é o lucro e não o bem estar da população. Nesse momento as cidades crescem rapidamente ocasionando problemas no seu planejamento.
(5) “No entanto estou convencido deque, quando vocês atravessam essas ruas, o prazer e o orgulho que sentem lhes são inspirados em grande parte, pela paisagem que as circunda”. (p. 122)

Para ele a grande parte da paisagem é capaz de nosdar prazer, nós inspirando e sentindo orgulho para o que se tem ao nosso entorno.

(6) “Pouco importa que tenham uma enorme quantidade de belos monumentos públicos se eles não se ligam não seharmonizam com o conjunto das casas”. (p. 123)

Ruskin acredita que não se adianta ter belos monumentos públicos se tudo que estiver ao seu entorno não contribui para que a beleza seja de fato reconhecida.(7) “Não contei menos de seiscentas e setenta e oito janelas exatamente do mesmo tipo, sem que nada viesse a romper a uniformidade. E a ornamentação é igualmente monótona”.
(p. 123)

Ruskin percebiaque a monotonia estava presente, dando um ar de uniformidade, algo que para ele era um crime, pois ele queria sentir prazer ao olha-las e perceber a diferença.



(8) “Vocês já viram alguma vez um...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Fichamento do livro: “O Urbanismo” de Françoise Choay.
  • Resumo Urbanismo: Françoise Choay
  • O Urbanismo – Françoise Choay
  • O Urbanismo: utopias e realidades
  • Francoise Choay
  • Resenha critica ao urbanismo baseada no livro da autora Françoise Choay.
  • John Ruskin
  • John Ruskin

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!