Metodologia do estudo e da pesquisa cientifica
Este material propõe-se a apresentar informações básicas indispensáveis para quem pretende iniciar-se um curso superior e ter contato íntimo com a pesquisa científica, e particularmente precisa escrever seus trabalhos para as disciplinas do curso, assim como deseja organizar seu Trabalho de Conclusão de Curso.
Com este objetivo, inicialmente apresentamos considerações sobre o ato de ler, suas características e importância assim como elementos sobre análise de texto.
Na seqüência estudamos o processo de pesquisa, apresentando-o dividido em partes com o objetivo principal de tornar o estudo mais didático e de mais fácil compreensão.
Os passos para a elaboração de um projeto de pesquisa (monografia) são discutidos na seqüência e ao final, apresentamos as normas para a elaboração do relatório da pesquisa. I - A LEITURA
1.1 O que é ler
Numa primeira abordagem, ler significa conhecer, eleger, escolher, decifrar, interpretar. Ler significa distinguir dentre as idéias do autor, do texto lido, aquelas que nos são mais importantes, mais significativas, mais sugestivas. Através da leitura podemos ampliar e aprofundar conhecimentos sobre determinado campo cultural ou científico, aumentar nosso vocabulário pessoal e por conseqüência comunicarmos nossas idéias de forma mais eficiente.
Pela leitura tomamos contato com idéias de outras pessoas sobre determinado tema, aprofundamos conhecimentos e adquirimos cultura geral.
Ampliando seu significado, “leitura é o exercício constante, reflexivo e crítico da capacidade que nos é inerente de ouvir e entender o que nos diz à realidade que nos cerca e da qual também somos parte integrante”.
A leitura é exercício constante porque a habilidade de ler pode ser desenvolvida e aprimorada através da repetição do próprio ato de ler. é exercício reflexivo porque ao mesmo tempo em que se lê, é necessário que se reflita sobre a mensagem que o autor tenta nos passar em seu