18 De brumario cap 3

Páginas: 3 (706 palavras) Publicado: 21 de maio de 2013
Paper: 18 de Brumário de Luis Bonaparte
Cap III

A história parlamentarista, aos olhos dos democratas, o período da Assembleia Nacional Legislativa, compartilhava do mesmo motivo em que haviase tratado no período da Assembleia Constituinte: da simples luta entre republicanos e monarquistas. Resumindo esse movimento em uma só palavra: “reação”.
O Partido da Ordem revela ser um emaranhadode diferentes facções monarquistas distintas, que não só intrigam uma contra a outra para conseguir levar ao trono o seu próprio pretendente e excluir o pretendente do partido contrário, mas tambémse unem no ódio comum e em ataques conjuntos contra o que era chamado de “republica”.
Os legitimistas (partidários da dinastia de Bourbon) e os orleanistas (partidários da dinastia de Orléans)compõem as duas grandes facções do Partido da Ordem. O que ligava essas facções e as mantinha separadas uma das outras era o emblema da dinastia Bourbon. O que mantinha essas facções separadas não eranenhuma questão de princípios, mas as suas condições materiais de existência, duas diferentes espécies de propriedade, foi o antigo contraste entre a cidade e campo, a rivalidade entre o capital e olatifúndio.
Embora orleanistas e legitimistas, embora cada facção se esforçasse por convencer-se e convencer os outros de que o que as separava era sua lealdade às duas casa reais, os atos provaram maistarde que o que impedia a união de ambas era mais a divergência de seus interesses.
Orleanistas e legitimistas encontram-se lado a lado na república, com pretensões idênticas. Enquanto ambos os ladosprocuravam impor a restauração da sua própria casa real, contra a outra, isto significava que a propriedade de terra e capital era um dos dois grandes interesses que dividiam a burguesia.
Fora doParlamento, os monarquistas coligados intrigavam uns aos outros na imprensa, em Ems, em Claremont. Na intimidade, envergaram novamente suas velhas librés orleanistas e legitimistas e novamente se...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Resumo cap 6 18 brumario
  • 18 de Brumario
  • 18 De brumário
  • 18 de brumario
  • Os 18 brumarios
  • 18 De brumário
  • 18 De brumario
  • 18 de Brumario

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!