Metodologia Científica e Pesquisa em Direito - ADPF54

2982 palavras 12 páginas
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA – UFSC
CENTRO DE CIÊNCIAS JURÍDICAS – CCJ
DISCIPLINA: Metodologia da Pesquisa em Direito
PROFESSOR : Orides Mezzaroba
ALUNO:
ATIVIDADE PROPOSTA: Pesquisar processos no STJ ou STF, escolhes um e aplicar a decisão deste às formas, tipos e métodos de conhecimento científico abaixo descritos, descrevendo e justificando a sua opinião, com base na própria decisão e nos métodos, contendo mínimo de 6 páginas e entrega até 25/11/2013.
Tipos de Conhecimento a serem considerados:
1.Senso Comum (conhecimento que se acumula no nosso cotidiano e é chamado de senso comum, baseado na tentativa e no erro)
2.Religioso ou Teológico (Conhecimento revelado pela fé divina ou crença religiosa. Não pode, por sua origem, ser confirmado ou negado. Depende da formação moral e das crenças de cada indivíduo)
3.Ideológico (São visões de mundo, sistemas de idéias e juízos, julgamentos, formas de avaliar as coisas. Ela determina as idéias de vida e como as pessoas julgam e atribuem diferenciações da valores das coisas)
4.Mito (Narrativa fantástica sobre a origem de alguma coisa, sendo ausente da ciência ou comprovações de hipóteses, mas dependente de confiança para sua crença)
5.Filosófico (É fruto do raciocínio e da reflexão humana. É o conhecimento especulativo sobre fenômenos, gerando conceitos subjetivos. Busca dar sentido aos fenômenos gerais do universo, ultrapassando os limites formais da ciência)
6.Cultural (Porque vai ter que considerar a cultura de um povo para com ela não se chocar ao definir qualquer tipo de ação quanto ao tema anencefalia)
7.Científico (É o conhecimento racional, sistemático, exato e verificável da realidade. Sua origem está nos procedimentos de verificação baseados na metodologia científica)
…e se o Método for científico, deverá ser subclassificado como:
1.Dedutivo
2.Indutivo
3.Hipotético-Dedutivo
4.Sistêmico
5.Dialético

EXCLARECIMENTOS, JUSTIFICATIVAS E OPINIÃO:
Referente à ação de

Relacionados