METODODLOGIA DA PESQ

1536 palavras 7 páginas
UNIVERSIDADE CATÓLICA DA PERNAMBUCO

METODOLOGIA DA PESQISA JURÍDICA
PROFESSORA MARIA CRISTINA

ROSELY AMALIA DE AMORIM
AECIO BARBOSA

CONCEITUAÇÃO: CIÊNCIA. CONHECIMENTO; TIPOS DE CONHECIMENTO. CIÊNCIA DO DIREITO.

RECIFE
2015
CIÊNCIA

A ciência é uma sistematização de conhecimentos, um conjunto de proporções logicamente correlacionadas sobre o comportamento de certos fenômenos que se deseja estudar.
Na concepção de TRUJILLO FERRARI; expressa em seu livro METODOLOGIA DA CIENCIA:

A ciência é todo um conjunto de atitudes e atividades racionais, dirigidas ao sistemático conhecimento com objeto limitado, capaz de ser submetido à verificação. (1974:8).

A ciência possui um objetivo ou finalidade, preocupação em distinguir a característica comum ou as leis gerais que regem determinados eventos. São eles: uma função, aperfeiçoamento, através do crescente acervo de conhecimentos da relação do homem com seu mundo. Um objeto, subdividido em:
Material: aquilo que pretende estudar, analisar, interpretar ou verificar de modo geral.
Formal: o enfoque especial, em face das diversas ciências que possuem o mesmo objetivo material. E se classificam em ciências formais e ciências factuais.
A palavra ciência em sentido amplo significa simplesmente conhecimento, como na expressão tomar ciência disto ou daquilo. Em sentido restrito, não significa um conhecimento qualquer, e sim um conhecimento que não só aprende e registra fatos, mas também os demonstra pelas suas causas determinantes ou constitutivas. Em contraposição ao modo vulgar ou empírico de conhecer, a ciência é definida como conhecimento pelas causas.

CONHECIMENTO

Genericamente, o conhecimento pode ser conceituado como a apreensão intelectual de um fato ou de uma verdade, como o domínio (teórico ou pratico) de um assunto, uma arte, uma ciência, uma técnica, etc.
O conhecimento apresenta-se como uma relação entre dois elementos, que nela permanecem eternamente separados um do outro. O dualismo

Relacionados

  • A casa dos Mortos
    73151 palavras | 293 páginas