Metodo Nao Destrutivo - Pipecracking

2557 palavras 11 páginas
Implementação de projeto de uso racional de água no centro superior de tecnologia das faculdades integradas ipep
Autor: Carlos César Gumier
Engenheiro Civil, Mestrando em Recursos Hídricos, Professor da cadeira de Instalações Prediais e Eletricidade Aplicada das Faculdades Integradas IPEP

1. Introdução

O presente trabalho é parte integrante de um estudo que tem como objetivo a implementação de um Programa de Uso Racional de Água – PURA nas dependências do Centro Superior de Tecnologia C.S.T. das Faculdades Integradas IPEP, situado à Rua Pirapitingui no município de São Paulo.

Sabe-se que a água é condição determinante para a existência da vida, essencial para o desenvolvimento socioeconômico e vital para a garantia do equilíbrio ecológico e ambiental das nações. Diferente dos demais minerais, a água é um recurso renovável, dada à existência do ciclo hidrológico. No entanto tem se escasseado principalmente nas grandes metrópoles em função das grandes demandas solicitadas pelo adensamento populacional, da intensificação da industrialização e, sobretudo, pelo do mau gerenciamento dos usos.

Conforme citado em OLIVEIRA (1999) a escassez de água decorre principalmente de dois fatores: causas naturais, como por exemplo as secas regionais prolongadas, e devida a processos de poluição desencadeados a partir de lançamento de efluentes urbanos e industriais nas águas de superfície, intensificação de consumos individuais, desperdícios no sistema públicos e prediais em função de vazamentos e procedimentos inadequados relacionados ao uso da água. A escassez de água, resultante dos processos cumulativos de uso predatório apresenta uma perspectiva sombria, uma vez que os efeitos do uso mal gerenciado e da degradação evoluem exponencialmente, considerando-se a grande disponibilidade original.

O gerenciamento da utilização da água com objetivo de preservar os recursos ambientais, principalmente os recursos hídricos, deve ser realizado nos três níveis

Relacionados

  • Reabilitação das caractristicas hidraulicas
    19072 palavras | 77 páginas
  • Reabilitação versus desconstrução em redes de abastecimento e distribuição de água
    23827 palavras | 96 páginas