Metodo Nao Destrutivo - Pipecracking

Páginas: 11 (2557 palavras) Publicado: 10 de agosto de 2013
Implementação de projeto de uso racional de água no centro superior de tecnologia das faculdades integradas ipep
Autor: Carlos César Gumier
Engenheiro Civil, Mestrando em Recursos Hídricos, Professor da cadeira de Instalações Prediais e Eletricidade Aplicada das Faculdades Integradas IPEP



1. Introdução

O presente trabalho é parte integrante de um estudo que tem como objetivo aimplementação de um Programa de Uso Racional de Água – PURA nas dependências do Centro Superior de Tecnologia C.S.T. das Faculdades Integradas IPEP, situado à Rua Pirapitingui no município de São Paulo.

Sabe-se que a água é condição determinante para a existência da vida, essencial para o desenvolvimento socioeconômico e vital para a garantia do equilíbrio ecológico e ambiental das nações.Diferente dos demais minerais, a água é um recurso renovável, dada à existência do ciclo hidrológico. No entanto tem se escasseado principalmente nas grandes metrópoles em função das grandes demandas solicitadas pelo adensamento populacional, da intensificação da industrialização e, sobretudo, pelo do mau gerenciamento dos usos.

Conforme citado em OLIVEIRA (1999) a escassez de água decorreprincipalmente de dois fatores: causas naturais, como por exemplo as secas regionais prolongadas, e devida a processos de poluição desencadeados a partir de lançamento de efluentes urbanos e industriais nas águas de superfície, intensificação de consumos individuais, desperdícios no sistema públicos e prediais em função de vazamentos e procedimentos inadequados relacionados ao uso da água. Aescassez de água, resultante dos processos cumulativos de uso predatório apresenta uma perspectiva sombria, uma vez que os efeitos do uso mal gerenciado e da degradação evoluem exponencialmente, considerando-se a grande disponibilidade original.

O gerenciamento da utilização da água com objetivo de preservar os recursos ambientais, principalmente os recursos hídricos, deve ser realizado nos trêsníveis sistêmicos:


nível macro: sistemas hidrográficos;
nível meso: sistemas públicos urbanos de abastecimento de água e de coleta de esgoto sanitário;
nível micro: sistemas prediais

Considerando-se a importância da preservação dos sistemas hidrográficos para a garantia da qualidade e da quantidade de água são necessárias ações nos três níveis para a obtenção de resultados profícuos deeconomia de água. Assim, está sendo implantado o Programa Nacional de Combate ao Desperdício de Água – PNCDA.

O campo de ação do PNCDA é nos níveis meso e micro, considerando-se as prioridades específicas relativas ao abastecimento público de água nas cidades brasileiras. Contudo mantendo a visão sistêmica de que para a preservação de água no âmbito urbano é indispensável o inter-relacionamento nostrês níveis de ação, o PNCDA com ações de economia de água nos sistemas urbanos e prediais é articulado com os programas de conservação da água no nível macro.

Dentre as ações descritas pela metodologia proposta podemos destacar:
a. auditoria do consumo da água;
b. diagnóstico do sistema;
c. plano de intervenção e
d. avaliação do impacto de redução.

A auditoria do consumo de água é aetapa que permite o conhecimento da utilização da água no sistema através de levantamento documental, das características físicas e funcionais do edifício e, em particular, do sistema hidráulico e das soluções dos usuários do sistema.

O presente trabalho analisa, a partir dos dados históricos levantados, o perfil de abastecimento da edificação, os agentes consumidores e o indicador deconsumo da edificação.

A partir das informações coletadas será estabelecido o Indicador de Consumo (IC) correspondente da edificação e comparado com os índices apresentado na literatura. OLIVEIRA (1999) estabelece que o Indicador de Consumo (IC) é a relação entre o volume de água consumido em um determinado período e o número de agentes consumidores deste mesmo período.

Entende-se por agente...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Métodos Eletromagnéticos de Ensaios Não-Destrutivos em Tubos sem Costura
  • Métodos de ensaios não destrutivos para estruturas de concreto
  • Ensaio destrutivo e não destrutivo
  • Ensaios destrutivos e não destrutivos
  • Ensaios destrutivos e nao destrutivos
  • ensaios destrutivos e não destrutivos
  • Ensaios destrutivos e não destrutivos
  • Ensaios Destrutivos e Não-Destrutivos

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!