mesopotamia

Páginas: 18 (4342 palavras) Publicado: 10 de novembro de 2014
Introdução
Neste trabalho iremos abordar primeiramente uma pequena introdução sobre a mesopotâmia. Em seguida falaremos um pouco dos povos que lhe habitavam: Sumérios, Babilônios, Acádios, Caldeus, Hititas; Suas políticas, sociedades, economias e religião.
Nós nos aprofundaremos no assunto com textos claros em seus objetivos, seguido de imagens explicativas e demonstrativas sobre o tema, emsequência uma breve conclusão sobre o assunto.
Boa Leitura























Mesopotâmia
A estreita faixa de terra localiza-se entre os rios Tigre e Eufrates, no Oriente Médio, onde atualmente é o Iraque, foi chamada de Antiguidade, de Mesopotâmia, que significa “entre rios” (do grego, meso= no meio; potamos= rio). Essa região foi ocupada, entre 4000 a.C. e 539 a.C.,por uma série de povos, que se encontraram e se misturaram, empreenderam guerras e dominaram uns aos outros, formando o que denominamos povos mesopotâmicos. Sumérios, Babilônios, Hititas, Assírios e Caldeus são alguns desses povos.
O Tigre e o Eufrates nascem nas montanhas da Turquia e correm um ao lado do outro em direção ao golfo Pérsico. Na primavera, o degelo da neve que cobre as montanhasprovoca inundações, tornando as terras da baixa planície da Suméria (atual Curdistão) extremamente férteis, fenômeno semelhante àquele que ocorre com Nilo.
Como aconteceu no Egito, contudo, foi preciso um enorme esforço dos habitantes da região para controlar as águas das enchentes e poder cultivar as terras em torno dos rios, que de outra forma seriam pântanos férteis, mais inabitáveis. Assim,graças ao trabalho continuado de muitas gerações, foi possível cultivar vegetais e obter colheitas abundantes



Os povos da mesopotâmia:

Sumérios (4000 a.C. – 19000 a.C.) -
Foi nos pântanos da antiga Suméria que surgiram as primeiras cidades conhecidas na região da Mesopotâmia, como Ur, Uruk e Nipur.

Os povos da Suméria enfrentaram muitos obstáculos naturais. Um deles era as violentas eirregulares cheias dos rios Tigre e Eufrates. Para conter a força das águas e aproveita-las, construíram diques, barragens, reservatórios e também canais de irrigação, que conduziam as águas para as regiões secas.
Atribui-se aos Sumérios o desenvolvimento de um tipo de escrita, chamada cuneiforme, que inicialmente, foi criada para registrar transações comerciais.

A escrita cuneiforme – usadatambém pelos sírios, hebreus e persas – era uma escrita ideográfica, na qual o objeto representado expressava uma ideia, dificultando a representação de sentimento, ações ou ideias abstratas, com o tempo, os sinais pictóricos converteram-se em um sistema de sílabas. Os registros eram feitos em uma placa de argila mole. Utilizava-se para isso um estilete, que tinha uma das pontas em forma de cunha, daío nome de escrita cuneiforme.

Quem decifrou esta escrita foi Henry C. Rawlinson, através das inscrições da Rocha de Behistun. Na mesma época, outro tipo de escrita, a hieroglífica desenvolvia-se no Egito.

Caracteres cuneiformes gravados na Suméria, por volta de 3200 a.C.
Na sociedade suméria havia escravidão, porém o número de escravos era pequeno. Grupos de nômades, vindos do deserto daSíria, conhecidos como Acadianos, dominaram as cidades-estados da Suméria por volta de 2300 a.C.
Os povos da Suméria destacaram-se também nos trabalhos em metal, na lapidação de pedras preciosas e na escultura. A construção característica desse povo é a zigurate, depois copiada pelos povos que se sucederam na região. Era uma torre em forma de pirâmide, composta de sucessivos terraços e encimada porum pequeno templo.

Os Sumérios eram politeístas e faziam do culto aos deuses uma das principais atividades a desempenhar na vida. Quando interrompiam as orações deixavam estatuetas de pedra diante dos altares para rezarem em seu nome.

Dentro dos templos havia oficinas para artesãos, cujos produtos contribuíram para a prosperidade da Suméria.

Os sumérios merecem destaque também por...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Mesopotâmia
  • mesopotâmia
  • mesopotamia
  • mesopotamia
  • A Mesopotâmia
  • Mesopotâmia
  • Mesopotamia
  • MESOPOTAMIA

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!