MESOPOTAMIA

Páginas: 4 (813 palavras) Publicado: 23 de setembro de 2014
Mesopotamia

No ano 3000 a.C, entre os rios Tigre e Eufrates, inicia-se o desenvolvimento de civilizações como a de Lagash, Umma, Kish, Ur, Uruk, Akad, Gatium e Elam.

SUMÉRIOS

Os sumériossão descritos como os primeiros a civilizarem o planeta, que começou a tomar forma em 4000 a.C. Nesta época os sumérios já dominavam a agricultura e criaram o sistema de irrigação para controlar aságuas do rio Eufrates. Esta civilização, que durou aproximadamente até 2350 a.C., denominava-se cidade-estado. Seus deuses eram Anu (deus do céu), Enlil (deus da terra), Ea (deus da água), Nannar (deus dalua), Utu (deus-sol), Inanna (deusa da fertilidade).
Em Uruk foram encontrados vestígios de um templo com mais de 2000 metros quadrados, onde em sua proximidade edificou-se um Zigurate com 11 metrosde altura, feito de tijolos e enfeitado com cerâmica. No alto há um templo feito de paredes de tijolo branco e madeira importada, alteres em suas extremidades além de mais detalhes demonstram umatécnica requintada de construção.



















A força de trabalho era organizada pelos próprios dirigentes dos templos, que, quando necessário, se passavam por arquitetos,engenheiros e mestres de obras em nome dos seus Deuses.
A casa divina pode ter sido o primeiro local onde se desenvolve a divisão de tarefas, ao contrário dos neolíticos. Quando especializado o artesãoganha em habilidade e, portanto, em produtividade, porém depende dos que realizam a atividade produtiva, já que ele não fará sozinho todas as etapas necessárias á sua moradia, alimentação e vestuário.Esta passagem na história é fundamental, pois marca a transição da economia de autossuficiência individual ou grupal para uma estrutura que contempla trabalhadores braçais de um lado e mestrestrabalhistas de outra.
Com sua liberdade cada vez menor, devido à dependência pelo trabalho, o artesão a passa para o sacerdote que se fortalece e explora seus trabalhadores.
Esta nova situação...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Mesopotâmia
  • mesopotâmia
  • mesopotamia
  • mesopotamia
  • mesopotamia
  • A Mesopotâmia
  • Mesopotâmia
  • Mesopotamia

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!