Mesopotamia e egito

Páginas: 7 (1572 palavras) Publicado: 3 de dezembro de 2014
1 INTRODUÇÃO
A Mesopotâmia é a denominação de um planalto de origem vulcânica localizado no Oriente Médio, delimitado entre os vales dos rios Tigre e Eufrates, ocupado pelo atual território do Iraque e terras próximas. Os rios desembocam no Golfo Pérsico e a região toda é rodeada por desertos.
O Egito é um país do norte da África que inclui também a península do Sinai, na Ásia, o que o tornaum Estado transcontinental. Com uma área de cerca de1 001 450 km², o Egito limita-se a oeste com a Líbia, a sul com o Sudão e a leste com a Faixa de Gaza e Israel.

2 MESOPOTÂMIA
2.1 Antiga Mesopotâmia
Mesopotâmia, que em grego quer dizer ‘terra entre rios’, situava-se entre os rios Eufrates e Tigre e é conhecida por ser um dos berços da civilização humana. Localizada no Oriente Médio,atualmente esta histórica região constitui o território do Iraque.
Há cerca de 4.000 a.C., grupos tribais da Ásia Central e das montanhas da Eurásia chegaram ao local devido às extensas áreas férteis próximas aos rios, além da vantagem de terem água próxima, fornecendo subsídio para pesca, alimentação e transporte. Pelos mesmos motivos chegaram, tempos depois:
Zigurate: desenvolveram um importantesistema de canalização dos rios para melhor armazenar a água para sua comunidade. Também criaram a escrita cuneiforme, registrando os detalhes de seus cotidianos através de placas de argila, e os zigurates, construções piramidais que serviam de armazenamento de produtos agrícolas e de prática religiosa. As cidades-Estados de Nipur, Lagash, Uruk e Ur datam da época dos sumérios.
Babilônios: criaram osprimeiros códigos de lei para controlar a sociedade, como as Leis de Talião (leia: Código de Hamurabi), formuladas pelo Imperador Hamurabi, que previam castigos severos aos criminosos de acordo com a gravidade de seus delitos. Por volta do século VII a.C., o Imperador Nabucodonosor II, que formava o Segundo Império Babilônico, ordenou que fossem construídos dois templos que serviriam de grandereverência arquitetônica: os Jardins Suspensos e a Torre de Babel.
Assírios: tinham uma ampla organização militar e eram ávidos pela guerra. Quando dominavam determinados territórios, impunham castigos cruéis aos inimigos como forma de intimidá-los, para demonstrarem sua hegemonia.
Além destes, os acádios, caldeus e amoritas, dentre outros, também constituíram a sociedade mesopotâmica. Eles erampovos politeístas (acreditavam em vários deuses) e tinham uma ligação religiosa com a natureza.
Os povos da Mesopotâmia também desenvolveram a economia através da agricultura e dos pequenos comércios de caravanas, com base em uma política centralizada por um rei ou imperador.
Por volta do século VI a.C., o Império Persa se fortaleceu sob comando do Imperador Ciro II, que não poupou esforços paratomar o poder dos babilônios, que tinham pleno domínio da Mesopotâmia. A conquista dos persas acabou com as primeiras formas de dinâmica culturais que marcaram a sociedade de origem mesopotâmica, uma das pioneiras da Antiguidade.

2.2 Atual Mesopotâmia
O Iraque foi o berço de significativas culturas, como a dos sumérios, babilônios e assírios. Dominado por persas, gregos e romanos, foi umimportante centro do império árabe nos séculos 8 e 9. A cidade de Bagdá foi fundada pelos árabes em 762, mas o atual Iraque surge somente em 1929, após o desmembramento do império turco-otomano, tornando-se uma monarquia árabe derrubada, em 1958, por um general que instaurou um regime nacionalista. Nesse período, a descoberta do petróleo e a presença curda no norte, provocaram golpes de estado,revoltas e massacres de milhares de curdos (1974-75).
Em 1979, o vice-presidente Saddam Hussein, com um golpe de estado, assumiu a presidência, transformando-se num ditador. Em 1980, o Iraque invadiu o Irã de Khomeini, numa guerra que durou oito anos, com o apoio e ajuda das potências ocidentais e árabes, temerosas que a revolução fundamentalista iraniana se expandisse em outros países, donos de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Egito e Mesopotamia
  • EGITO E MESOPOTAMIA
  • egito e mesopotamia
  • Egito e mesopotamia
  • MESOPOTÂMIA E EGITO
  • Egito e Mesopotâmia
  • egito e mesopotamia
  • Mesopotamia e egito

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!