Mercosul

Páginas: 12 (2904 palavras) Publicado: 6 de junho de 2013
[pic]









Mercosul / Israel.



Profª Ivana Canata.







Gisele Costa

Jessica Jacobassi

Sirlene dos Santos

Washington Pio.







O Mercado Comum do Sul ( MERCOSUL ) foi criado em 26/03/1991 com a assinatura do Tratado de Assunção no Paraguai. Os membros deste importante bloco econômico do América do Sul  são os seguintespaíses: Argentina, Brasil, Paraguai, Uruguai e Venezuela (entrou em julho de 2006). Embora tenham sido criados apenas em 1991, os esboços deste acordo datam da década de 1980, quando Brasil e Argentina assinaram vários acordos comerciais com o objetivo de integração. Chile, Equador, Colômbia, Peru e Bolívia poderão entrar neste bloco econômico, pois assinaram tratados comerciais e já estãoorganizando suas economias para tanto. Participam até o momento como países associados ao MERCOSUL.
Em julho de 1999, um importante passo foi dado no sentido de integração econômica entre os países membros. Estabelece-se um plano de uniformização de taxas de juros, índice de déficit e taxas de inflação. Futuramente, há planos para a adoção de uma moeda única, a exemplo do fez o Mercado Comum Europeu.Atualmente, os países do MERCOSUL juntos concentram uma população estimada em 311 milhões de habitantes e um PIB (Produto Interno Bruto) de aproximadamente 2 trilhões de dólares.
Em matéria de política tarifária, o MERCOSUL conta, desde 1995, com uma Tarifa Externa Comum (TEC) que abrange todo o universo de produtos comercializados com terceiros países. Cerca de 9 mil itens tarifáriosintegram hoje a nomenclatura comum do MERCOSUL, com tarifas que variam, em geral, de 0% a 20%, de acordo com a categoria de produtos e a existência ou não de produção regional. Além disso, há uma série de procedimentos aduaneiros e administrativos que foram adotados com vistas a assegurar maior uniformização na aplicação da TEC.
Os Estados Partes do MERCOSUL são Argentina, Brasil, Paraguai eUruguai. A Venezuela é Estado Parte em processo de adesão e se tornará membro pleno uma vez que esteja em vigor o Protocolo de Adesão da República Bolivariana da Venezuela ao MERCOSUL.


Trata-se do primeiro acordo de Livre Comércio assinado pelo Bloco do Cone Sul, com um país não-membro da Associação Latino Americana de Integração (ALADI). O ALC havia sido assinado em Montevidéu, em 18 dedezembro de 2007.
A liberalização israelense inclui oito mil códigos tarifários que obedecerão a um cronograma de redução tarifária em um período de oito anos. Do outro lado, a liberalização do MERCOSUL abrange 9.424 itens, que, em sua quase totalidade, em 10 anos terão sua importação proveniente de Israel isenta de tarifas.
O MERCOSUL é um processo de integração econômica entreArgentina, Brasil, Paraguai e Uruguai, iniciado com a assinatura do Tratado de Assunção, que tem como objetivo a conformação de um mercado comum com:
• Livre circulação de bens, serviços, trabalhadores e capital, por meio, entre outros, da redução das barreiras tarifárias e não-tarifárias e de medidas de efeito equivalente
• Política comercial uniforme comum em relação a terceiros países/blocos, coma adoção de uma tarifa externa comum
• Coordenação das políticas macroeconômicas e harmonização das políticas alfandegária, tributária, fiscal, cambial, monetária, de investimentos, de comércio exterior, de serviços, de transportes, de comunicações, agrícola, industrial, trabalhista, entre outras
• Harmonização dos códigos legislativos dos países-membros nas áreas definidas como pertinentesao processo de integração
Além desses objetivos gerais, o MERCOSUL desenvolve suas ações para os seguintes objetivos específicos:
• Aumento e diversificação da oferta de bens e serviços com padrões comuns de qualidade e seguindo normas internacionais, propiciando economias de escala
• Promoção de modo coordenado do desenvolvimento científico e tecnológico
• Busca permanente de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • mercosul
  • Mercosul
  • O mercosul
  • MERCOSUL
  • Mercosul
  • MERCOSUL
  • Mercosul
  • Mercosul

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!