Mercosul

Páginas: 68 (16790 palavras) Publicado: 1 de dezembro de 2014
INTRODUÇÃO
Este trabalho mediante uma prévia avaliação da matéria, procura esclarecer alguns conceitos em relação ao MERCOSUL.
Procura abordar informações sucintas sobre os antecedentes remotos e recentes do MERCOSUL, sua criação, com a assinatura do Tratado de Assunção, o chamado "Período de Transição" e a consolidação da União Aduaneira, com a celebração do Protocolo de Ouro Preto. Umacronologia dos países membros do bloco, abrangendo seus cerca de duzentos anos de história independente, contribuirá para uma melhor compreensão do processo que levou à criação do Mercosul.
Será exposto um pouco mais esse ambicioso projeto, que tentarei revelar sob os seus múltiplos aspectos.
Ao longo, informações sobre o que se convencionou chamar de o "Mercosul Político", organizado em torno doForo de Consulta e Concertação Política e da Comissão Parlamentar Conjunta do Mercosul. Apresentarei, igualmente, uma síntese política dos países membros do bloco.
Espera-se que com a elaboração deste trabalho, possa-se contribuir um pouco no esclarecimento sobre este Bloco Econômico, e também forneça ao leitor satisfação e engrandecimento de sua cultura.
Sobre o Mercosul
O Mercosul é o maisimportante projeto de política externa do Brasil. Decorridos praticamente dez anos desde a assinatura do Tratado de Assunção, o MERCOSUL representa hoje um agrupamento regional economicamente pujante e politicamente estável, que tem sabido aproveitar os ensinamentos e as oportunidades da globalização e tem, assim, atraído, cada vez mais, o interesse de todo o mundo.
A assinatura, em 26 de março de1991, do Tratado de Assunção, culmina um processo de negociações iniciado em agosto de 1990 entre Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai. O Tratado materializa antiga aspiração de seus povos, refletindo os crescentes entendimentos políticos em âmbito regional, a densidade dos vínculos econômicos e comerciais e as facilidades de comunicações propiciadas pela infraestrutura de transporte dos quatropaíses.
A integração em curso dá cumprimento a dispositivo incorporado no artigo 4, parágrafo único, de nossa Constituição e é ferramenta valiosa para a inserção mais competitiva das quatro economias no mercado internacional, em um quadro em que se destacam a formação de grandes blocos econômicos e os grandes desafios impostos pela globalização.
Constituindo-se na mais recente experiência deintegração da América do Sul, o Mercosul é, sem dúvida, uma das mais bem sucedidas iniciativas diplomáticas da história do continente.
O Mercosul Histórico
O Mercosul, apesar de jovem, é o resultado de um lento processo de amadurecimento histórico que, ao longo do tempo, levou seus países membros a substituir o conceito de conflito pelo ideal de integração. Uma leitura histórica
do processo deaproximação entre Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai é indispensável para entender o que representa o Mercosul como projeto econômico, mas também como ideal político.
Antecedentes Remotos
As circunstâncias geográficas sempre tiveram presença marcante na história do Cone Sul. A Bacia do Prata, núcleo de disputas e guerras ao longo dos últimos cinco séculos, foi também o eixo central dodesenvolvimento econômico e comercial da região. Em torno do Rio da Prata, do Rio Paraguai e do Rio Paraná disputaram-se as mais violentas batalhas da região. Ao mesmo tempo, nesses rios situam-se capítulos fundamentais da emancipação política e econômica dos futuros sócios do Mercosul.
Estruturada em torno do secular sistema monopolista, a economia das colônias portuguesas e espanholas no Cone Sul garantiaexclusividade às metrópoles nas operações comerciais e nos lucros nelas auferidos. Durante boa parte dos séculos XVI e XVII, por exemplo, a coroa espanhola organizou o sistema comercial de suas colônias austrais em torno do esquema de "frotas e galeões", autorizando a alguns portos unicamente o direito de enviar ou receber mercadorias provenientes dessas colônias. Para cidades como Buenos...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • mercosul
  • Mercosul
  • O mercosul
  • MERCOSUL
  • Mercosul
  • MERCOSUL
  • Mercosul
  • Mercosul

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!