mercado

Páginas: 3 (717 palavras) Publicado: 9 de abril de 2014
A IMPORTANCIA DA REGIÃO AGRICOLA NORTE MINEIRA

O setor agrícola, em especial no Norte de Minas, é considerado fundamental para o crescimento econômico, pois proporciona a interligação entre osdemais setores econômicos através da produção de matérias primas e alimentos para o consumo, estimulando os segmentos da indústria, do comércio e dos serviços.
A necessidade de modernização e dabusca de alternativas, é sempre urgente. Na década de 1960, Theodore W. Schultz já discutia o tema.
“ O homem que exerce atividades agrícolas de maneira idêntica à de seus antepassados não podeproduzir muitos alimentos, apesar da riqueza da terra ou da intensidade de seu trabalho. O agricultor que tem acesso ao progresso técnico pode produzir alimentos em abundância, mesmo que a terra seja pobre.O conhecimento que possibilita essa transformação é uma forma de capital, sempre que for parte dos insumos usados pelos agricultores e sempre que constituir parte de suas habilidades e do seu poder.”(SCHULTZ, Theodore W.. A transformação da agricultura tradicional. Connecticut, EUA. 1964).

Sendo então um setor em constante expansão e que necessita de incentivos e investimentos do poderpublico e privado.

FRUTICULTURA NO NORTE DE MINAS GERAIS

A região do Norte de Minas Gerais, pelo seus solos, sua temperatura e luminosidade apresenta condições favoráveis ao cultivo de frutastropicais, porem o regime pluviométrico é insatisfatório para tais culturas, o que é superado com a utilização da irrigação.
A fruticultura no vale do São Francisco tem experimentado, nos últimos anos, umvertiginoso crescimento. A área plantada atinge cerca de 100 mil hectares, incluindo as áreas privadas e os perímetros da Codevasf, tendo essa atividade apresentado, nos últimos anos, um crescimentomédio de 9 mil hectares ao ano. Pode-se afirmar, portanto, que o vale do São Francisco é uma nova fronteira frutícola.

O crescimento verificado tem-se mostrado particularmente expressivo no caso...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Mercado
  • Mercados
  • MERCADO
  • mercado
  • Mercado
  • mercado
  • mercado
  • Mercado

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!