mercado agua

Páginas: 6 (1491 palavras) Publicado: 29 de setembro de 2014
A expansão do setor de água de mineral é uma tendência mundial. Segundo a consultoria Zenith Internacional, o consumo global atingiu o patamar de 250 bilhões de litros em 2011,
superando o desempenho dos refrigerantes, cujo volume de consumo era estimado em cerca de 20 bilhões de litros.
Dessa forma o consumo mundial do produto registrou crescimento de 124% nos últimos dez anos, contra 36% dasbebidas carbonatadas e 34% das cervejas, DEGE (201), ICBWA (2013), ZENITH (2013).Segundo Anne Zehoul, gerente de marketing de hidratação da Coca-Cola Brasil, atribuiu o bom desempenho aos investimentos da indústria em comunicação, embalagens e ações no ponto de venda. E Carlos Alberto Lancia, presidente da Abinam, vê a vantagem no acesso do consumidor a mais informação. A água hoje substituisucos, refrigerantes e outras bebidas. “A mulher, principal compradora, carrega as garrafinhas de 500 ml na bolsa e no carro”, diz Lancia.

O Brasil possui a maior reserva de água doce potável do planeta, fato que lhe confere um importante posicionamento geoestratégico mundial no mercado de água mineral.
Porém, em termos de produção e consumo o país ainda tem que avançar posições para obterliderança.
Dados da Associação Internacional de Águas Engarrafadas indicam que o Brasil ocupa o 4º lugar no ranking mundial de produtores. Consome mais água engarrafada que países como Itália, Alemanha, França e Espanha, mas fica atrás dos Estados Unidos, México (que crescem, em média, 8,5% ao ano) e da China, cuja demanda aumenta 17,5% a cada ano.
A taxa média de crescimento mundial é de 7,6% ao ano.Segundo a Associação Brasileira da Indústria de Água Mineral (Abinam), o Brasil tem consumo per capita ainda considerado baixo (90 litros por ano), se comparado aos argentinos, que é o dobro.
Mas o futuro será diferente pois existe a perspectiva de que o Brasil seja reconhecido, nos próximos anos, como um dos maiores consumidores per capita de água envasada. Sendo um fenômeno do crescimento noBrasil, pontuando um crescimento anual da ordem de 20% nos últimos 5 anos, e com faturamento de R$ 2 bilhões em 2013, segundo estatísticas do Departamento Nacional da Produção Mineral (DNPM) e (ABINAM).
Em 2014, a tendência se consolida com os resultados do primeiro semestre, um verão extra quente que proporcionou um crescimento de 30% das vendas no varejo, na comparação com o mesmo semestre doano passado. Porém em São Paulo o aumento foi ainda maior com 35% de aumento o maior da história, segundo a Nielsen.
A expansão do setor de água de mineral é uma tendência mundial. Segundo a consultoria Zenith Internacional, o consumo global atingiu o patamar de 250 bilhões de litros em 2011,
superando o desempenho dos refrigerantes, cujo volume de consumo era estimado em cerca de 20 bilhõesde litros.
Dessa forma o consumo mundial do produto registrou crescimento de 124% nos últimos dez anos, contra 36% das bebidas carbonatadas e 34% das cervejas, DEGE (201), ICBWA (2013), ZENITH (2013).Segundo Anne Zehoul, gerente de marketing de hidratação da Coca-Cola Brasil, atribuiu o bom desempenho aos investimentos da indústria em comunicação, embalagens e ações no ponto de venda. E CarlosAlberto Lancia, presidente da Abinam, vê a vantagem no acesso do consumidor a mais informação. A água hoje substitui sucos, refrigerantes e outras bebidas. “A mulher, principal compradora, carrega as garrafinhas de 500 ml na bolsa e no carro”, diz Lancia.

O Brasil possui a maior reserva de água doce potável do planeta, fato que lhe confere um importante posicionamento geoestratégico mundial nomercado de água mineral.
Porém, em termos de produção e consumo o país ainda tem que avançar posições para obter liderança.
Dados da Associação Internacional de Águas Engarrafadas indicam que o Brasil ocupa o 4º lugar no ranking mundial de produtores. Consome mais água engarrafada que países como Itália, Alemanha, França e Espanha, mas fica atrás dos Estados Unidos, México (que crescem, em...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Mercado Agua Mineral
  • Pesquisa de Mercado Água
  • reportagem mercado das aguas
  • A Falta De Agua E Seus Impactos No Mercado Fianceiro
  • Introdução de um Filtro de Água Alemão no Mercado Gaúcho
  • agua agua agua
  • Agua
  • agua

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!