A Falta De Agua E Seus Impactos No Mercado Fianceiro

Páginas: 9 (2194 palavras) Publicado: 1 de abril de 2015






Carla Silva
Erick França
Gabriela Vieira
Luciana Machado
Marcela Fiuza
Núbian Santana
Petrina Souza
Rafaela Moura
Ronan Matos

Thalita Silveira¹



Giovane de Castro²











A falta de água e seus impactos no mercado financeiro:
Causa e Sugestões.














¹ Alunos 5º período de Administração
² Professor.
Escassez da água.


A quantidade de água doce no mundo estocada em riose lagos, pronta para o consumo, é suficiente para atender de 6 a 7 vezes o mínimo anual que cada habitante do Planeta precisa. Apesar de parecer abundante, esse recurso é escasso: representa apenas 0,3% do total de água no Planeta. O restante dos 2,5% de água doce está nos lençóis freáticos e aqüíferos, nas calotas polares, geleiras, neve permanente e outros reservatórios, como pântanos, porexemplo.
Se em termos globais a água doce é suficiente para todos, sua distribuição é irregular no território. Os fluxos estão concentrados nas regiões intertropicais, que possuem 50% do escoamento das águas. Nas zonas temperadas, estão 48%, e nas zonas áridas e semi-áridas, apenas 2%. Além disso, as demandas de uso também são diferentes, sendo maiores nos países desenvolvidos.
O cenário de escassez sedeve não apenas à irregularidade na distribuição da água e ao aumento das demandas (o que muitas vezes pode gerar conflitos de uso) mas também ao fato de que, nos últimos 50 anos, a degradação da qualidade da água aumentou em níveis alarmantes.
Atualmente, grandes centros urbanos, industriais e áreas de desenvolvimento agrícola com grande uso de adubos químicos e agrotóxicos já enfrentam a faltade qualidade da água, o que pode gerar graves problemas de saúde pública.
A água é o mais importante recurso natural, com grande valor social e econômico, sem substitutos e essenciais à vida. Além disso, a água não é distribuída igualmente pelo mundo. Estima-se que somente 0,08% do total de água no planeta é acessível para consumo humano e cerca de 20% está em território brasileiro, o que colocao Brasil como uma importante no cenário internacional. Considera-se escassez de água a falta de quantidade suficiente e qualidade adequada para atender todas as necessidades humanas, dos ecossistemas e de todos os grupos de pessoas, países e setores econômicos.

A situação é ainda mais grave nos países pobres em desenvolvimento que não possuem capacidade financeira, técnica e administrativaadequadas para lidar com a questão de tratamento de fluentes, esgoto e saneamento básico da mesma forma que acontece em países desenvolvidos. A poluição urbana e industrial nos países em desenvolvimento acaba sendo um fator de alto risco. Estima-se que, nesses países, de 90% a 95% de todo o esgoto doméstico e 75% de todo lixo industrial se já despejado em rios, lagos em nenhum tipo de tratamento.
Emborao Brasil seja o primeiro país em disponibilidade hídrica em rios do mundo, a poluição e o uso inadequado comprometem esse recurso em várias regiões do País.
O Brasil concentra em torno de 12% da água doce do mundo disponível em rios e abriga o maior rio em extensão e volume do Planeta, o Amazonas. Além disso, mais de 90% do território brasileiro recebe chuvas abundantes durante o ano e ascondições climáticas e geológicas propiciam a formação de uma extensa e densa rede de rios, com exceção do Semi-Árido, onde os rios são pobres e temporários. Essa água, no entanto, é distribuída de forma irregular, apesar da abundância em termos gerais. A Amazônia, onde estão as mais baixas concentrações populacionais, possui 78% da água superficial. Enquanto isso, no Sudeste, essa relação se inverte: amaior concentração populacional do País tem disponível 6% do total da água.
Mesmo na área de incidência do Semi-Árido (10% do território brasileiro; quase metade dos estados do Nordeste), não existe uma região homogênea. Há diversos pontos onde a água é permanente, indicando que existem opções para solucionar problemas socioambientais atribuídos à seca.
Causas da falta de água.
A água limpa está...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Falta de água e seus impactos
  • O impacto da falta de qualificação profissional no mercado de trabalho
  • Falta de Agua
  • Falta de Água
  • Falta de água
  • Falta de água
  • A Falta de Água
  • Falta de agua

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!