Menores infratores

Páginas: 3 (610 palavras) Publicado: 7 de maio de 2013
MENORES INFRATORES
São crianças que tiveram sua infância roubada pelas drogas, tráfico, armas, roubos, furtos, homicídios, latrocínios e entre outros crimes previstos do Código Penal.
Não devendodescartar que estes tipos de situaçãi estão em todas as partes da nossa sociedadem tanto na classe social baixa, média e alta. Não há um padrão concreto de se dizer que o menor infrator é decorrente deuma família mal estruturada ou até mesmo de uma sociedade mal ajustada. O crime em si não escolhe branco, negros, pardos etc. ele é apenas um alvo alcançado por queles "chamados de fracos" e fazendo,prisioneitos de sua própria escolha.
Não é de hoje que os índices de menores envolvidos no mundo do crime aparece na mídia, mas nos últimos anos esses índices têm crescido assustadoramente. Osdelitos praticados pelos adolescentes se assemelham ao praticados por adultos, deixando de ser um problema apenas social e político e tendo implicações jurídicas, coube ao Estado a criação de medidassócio-educativas. Mas os noticários tem nos monstrado que a medida não tem sido eficaz. Desse modo, percebe-se que embora as medidas sócio-educativas sejam aplicadas para repreender o cometimento de atoinfracional, com o aumento da marginalidade e a periculosidade de alguns atos, em certos casos tem-se a aplicação de medidas severas, fazendo com que as mesmas tomem o sentido diverso. Ou seja, faz comque o menor infrator se torne verdadeiro criminoso.
A princípio, as medidas sócio-educativas têm um caráter totalmente recuperativo, pois visam fazer com que o menor, considerado ainda pessoa em fasede construção do caráter e personalidade, reveja seus atos, sendo reinserido ao seio social. Entretanto, o que se observa é que a impunidade, faz com que se sintam “superiores” e “intocáveis”,voltando a delinqüir com freqüência e em crimes cada vez mais bárbaros.
No Brasil tem-se uma legislação protecionista voltada à criança e ao adolescente. A proteção aliada ao mandamento de absoluta...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Menores infratores
  • O menor infrator
  • menores infratores
  • Menores Infratores
  • menor infrator
  • Menores infratores
  • Menores infratores
  • Menores infratores

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!