Menopausa

Páginas: 10 (2320 palavras) Publicado: 19 de março de 2014

DISCIPLINA: DESENVOLVIMENTO PSICOLÓGICOIII: ADULTEZ E VELHICE










A FORÇA EGOÍCA DA MULHER MENOPAUSADA PRESENTE NO DISCURSO DOS PROFISSIONAIS DA SAÚDE











RECIFE
DEZ/2013
RESUMO

A menopausa é uma fase da vida da mulher a que está associado vários tabus e sobre a qual permanece uma visão negativae depreciativa da mulher. O presente artigo tem como objetivo discutir a menopausa sob a perspectiva médica a partir de entrevistas com profissionais da área de saúde, analisar em seus discursos as principais queixas que essas mulheres trazem aos seus consultórios, e se o acolhimento a essa mulher está voltado para possibilidades de assumir outras maneiras de entender e amenizar ossofrimentos dessa fase. Para tanto, foram entrevistados seis (06) profissionais: dois ginecologistas, um endocronologista, uma geriatra, uma nutricionista e uma psicóloga.
Palavras-chave: mulher, menopausa, queixas, ego, superação.



INTRODUÇÃO

A literatura cietífica é rica na demosntração de uma diversidade de quadros concetuais sobre o desenvolvimento humano ao longo da vida. No âmbito dadisciplina Desenvolvimento Psicológico III: Adultez e Velhice, foi proposta como tarefa para encerramento do semestre afim de contemplar os contéudos a respeito da meia idade, uma atividade prática que pudesse promover a articulação entre a teoria e a prática. Nesse contexto, optamos pelo tema menopausa sob a perspectiva médica a partir de entrevistas com profissionais da área de saúde.
Não muitodistante, o paciente era visto como um conjunto de orgãos que podem adoecer e quando isto acontecia, prevalecia uma intervenção isolada, desvalorizando a globalidade da pessoa. Com o nosso trabalho, buscamos analisar no discurso desses profissionais se eles estão de acordo com as possibilidades de assumir outras maneiras de entender e amenizar os sintomas da menopausa compreendendo-a comofenômeno natural e fisiológico, que precisa de vários cuidados.
O trabalho foi dividido em três partes. A primeira corresponde ao conceito de menopausa e climatério bem como a referência dos sintomas. Na segunda, apresentaremos o resultado e as análises das entrevistas e por fim, na terceira parte, apresentaremos as nossas considerações finais a respeito de tudo que foi levantado na análise dosresultados e as nossas impressões sobre a realização do trabalho.

1. Conceito de menopausa e climatério

Para entendermos as transformações pelas quais passam as mulheres nesse período de queda hormonal, é imprescindível que saibamos o significado de climatério e de menopausa os quais se designam como uma série de alterações fisiológicas no organismo feminino, atentando à menopausa. Esta porsua vez, é o momento em que ocorre o último ciclo menstrual.
CLIMATÉRIO ≠ MENOPAUSA:
Climatério é todo o período de alterações do ciclo reprodutivo desde irregularidades da menstruação até após a menopausa
Menopausa é a cessação definitiva da menstruação e ovulação (por um período mínimo de um ano).
A organização Mundial de Saúde (2004 cit in Catão, 2008) refere quesubjacentes ao climatério feminino estão quatro fases: pré-menopausa, perimenopausa, menopausa e a pós-menopausa.



Coelho & Carvalho 2006, definem menopausa como o final da capacidade reprodutiva da mulher e acarreta diversas consequências físicas e psicológicas que desestabilizam a mulher, quer a nível pessoal, social, conjugal ou sexual.
Desta forma, a mulher com o final da sua capacidadereprodutiva e configurada pela menopausa, tende a viver dois momentos antagônicos, a juventude e a velhice, o que pode provocar ansiedade e medo deste novo papel da mulher.
Entre os sintomas que podem estar presentes nos anos que antecedem ou que se seguem à menopausa, estão as ondas de calor, sudorese, calafrios\frio, secura vaginal, dores de cabeça, enxaqueca, fadiga, ganho de peso, dores nas...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Menopausa
  • menopausa
  • Menopausa
  • Menopausa
  • menopausa
  • Menopausa
  • menopausa
  • Menopausa

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!