MENINGITE

Páginas: 8 (1948 palavras) Publicado: 10 de maio de 2014
CONCEITO DA DOENÇA
Essa doença atinge o sistema nervoso, sendo a inflamação das meninges que envolvem o cérebro e a medula espinhal (pia mater, aracnoide e dura mater), normalmente acometendo a membrana aracnoide e o líquido cefalorraquidiano (liquor).
A meningite pode ocorrer em pessoas de qualquer faixa etária, porém é mais comum em crianças até cinco anos, e pessoas imunodeprimidas. Essadoença pode ser causada por fungos em casos mais raros, vírus como o do herpes, vírus da varicela zoster, caxumba entre outros, por protozoários e principalmente a meningite bacteriana, que é a mais grave, que deve ser tratada imediatamente evitando danos permanentes.



Característica das principais bactérias
Fatores Etiológicos:
Neisseria meningitidis (Meningococo)
É aeróbica, em forma dediplococo, gram-negativa (endotoxina, Lps), não esporulada, imóvel, envolvida por uma cápsula polissacarídica (antifagocitária), ocorre geralmente em crianças com imunidade ainda enfraquecida, sorotipos principais A, B,C, Y e W135 (13 baseados nas porinas). Inicia sua colonização na nasofaringe (sendo assintomática) passando para circulação e atingindo as meninges. Período de incubação de 2-10dias até sintomas aparecerem. Há prevenção com vacina C conjugada
Haemophilus Influenzae – Tipo B (Hemófilos)
Pode provocar meningite e septicemias, essa possui a vacina preventina tetravalente, principal causa de meningite em crianças de 3 meses a 2 anos. É um bacilo “cocobacilos”, gram-negativo, imóvel, anaeróbico facultativo, possui cápsula polissacarídica, possui também diferentes sorotipos(A, B, C, D e F) sendo o tipo B o maior responsável por maioria das doenças, possuindo 2 a 4 dias de encubação.
Mycobacterium tuberculosis
Causa meningite tuberculosa, pela transmissão de bacilos pelo ar, a identificação dessa doença é um pouco mais difícil, existe a vacina BCG para evitar parcialmente a meningite tuberculosa. Esse microrganismo bacilo é aeróbio facultativo, se divide a cada16-20 horas, é gram positivo. É uma das mais graves complicações da tuberculose, comprometendo sistema nervoso central, levando a óbito em curto prazo caso não tratada.
Streptococcus pneumoniae
Pertencem ao gênero Streptococcus, em forma de cocos, principal causa de pneumonia e meningite em adultos, são anaeróbicos facultativos, as vezes diplococos, exigentes em meio de cultura, possuem capsulasque evitam fagocitose, protease de Iga desativando Iga na mucosa, Ácido tecóico ou seja são gram-positivos, catalase -, sorotipos (6B, 14 e 23F) sendo também alfa-hemolíticos

CAUSAS:
Essa doença geralmente se desenvolve no inverno, em pessoas com menos de 30 anos, sendo 70% em crianças menos de 5 anos pela imatura imunidade.  É transmitido pelas vias respiratórias, secreções salivares, tosses,espirros, quer dizer, o convívio íntimo entre as pessoas favorece a transmissão da bactéria, que passa do nariz para o sangue, é levada para o cérebro onde estão as meninges e provoca uma infecção.
Algumas pessoas tem uma autoimunidade, (bactérias que habitam na nasofaringe) sendo este um hospedeiro da meningite assintomático, porém capaz de transmitir a bactéria normalmente para qualquer outrapessoa que irá, por questões de genética ou falta de autoimunidade apresentar os sinais e sintomas da doença.
Essas bactérias podem vencer as defesas do sistema e atingirem as meninges onde é causada a inflamação, podendo produzir pus e espalhar-se por todo o sistema nervoso central.
* Após contagio, a pessoa pode abrigar a bactéria por até 6 meses, depois que atingem SNC é mais dificil paranosso corpo eliminá-las pois a chegada de anticorpos nas meninges é mais difícil do que para outro locais do corpo.

CONSEQUÊNCIAS:
Em pouco tempo aparecem os sintomas, sendo inicialmente febre alta, mal-estar, vômitos, dor de cabeça e no pescoço, nuca, falta de energia, fotofobia, sonolência, dificuldade para encostar o queixo no peito e, quando a infecção está se alastrando rapidamente,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Meningite
  • Meningite
  • Meningite
  • meningite
  • Meningites
  • Meningite
  • MENINGITe
  • Meningites

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!