Memorial de Projeto de Arquitetura

Páginas: 5 (1127 palavras) Publicado: 17 de setembro de 2014
PROJETO ESCOLA PÚBLICA

Memorial

Apresentação
A escola não é apenas uma instituição social que tem a missão de educar, é também, e, principalmente, a instituição concebida para formar cidadãos. Por isso, a escola deve ser um ambiente que promova o convívio social, a troca de experiências, o pensamento coletivo, a formação de opinião, em suma, o desenvolvimento do ser humano nosâmbitos físico, psicológico, mental, cognitivo e social. Nessa perspectiva, todos – escola, família, comunidade e a própria cidade –, são educadores e aprendizes de um mesmo e colaborativo processo de aprendizagem.

O Projeto
Para educar um indivíduo é preciso envolver e articular diversos outros indivíduos, tempos e espaços. Portanto, entendemos que é de suma importância que o projeto daescola promova justamente a integração dos alunos e dos professores, através da articulação dos ambientes e espaços e, por que não, dos vazios?
Inicialmente, partimos da criação de um bloco principal, que atuaria como o coração pulsante do edifício, pois neste encontram-se os principais espaços, tanto de aprendizagem, quanto de convivência e socialização. Além disso, distribuímos os ambientesem três pavimentos, organizados a partir de uma hierarquia que engloba promoção de convívio e interação interpessoal, possibilidade de dinamismo e de permeabilidade visual e necessidade de privacidade e silêncio. Além do bloco principal, existem também outros dois blocos: o bloco esportivo e o bloco de apoio. No bloco esportivo encontra-se a quadra poliesportiva e os vestiários voltados para osalunos, além de duas arquibancadas, sendo uma superior, que proporciona uma visão mais interessante das atividades que se desenvolvem na quadra. No bloco de apoio, localizam-se o refeitório, a biblioteca e o auditório. O objetivo desses espaços é atender à escola em suas demandas educacionais e nutricionais.
O térreo funciona como um pavimento pátio, no qual estão localizados os espaçosadministrativos da escola, o refeitório, o ginásio e os pátios coberto e descoberto. Esse pavimento visa atender a um expressivo número de pessoas em momentos diversos, tais como eventos culturais, festivos e esportivos. A transição do ginásio e do refeitório para o pátio descoberto acontece através de planos pivotantes, que geram maior liberdade para que os alunos realizem suas atividades onde lhesfor mais conveniente e agradável, além de promover uma extensão do bloco esportivo para o pátio descoberto, conveniente tanto para práticas esportivas ao ar livre quanto para a realização de eventos de maior porte. Por fim, a separação do pátio descoberto para o passeio público se dá por um portão que pode assumir o papel de acesso alternativo à escola.
No primeiro pavimento localizam-se asatividades mais dinâmicas da escola. Além das aulas de música, artes e informática, obrigatórias na grade curricular dos alunos, existem atividades diferenciadas, como aulas de dança, de luta, e de cozinha experimental, que elevam o interesse dos alunos pela aprendizagem no ambiente escolar. Além disso, esse pavimento é marcado pela existência de planos de vidro que conectam as salas de aula aoscorredores, gerando uma permeabilidade visual que provoca dinamismo e gera um clima mais interativo, como se as salas de aula fossem ateliês abertos à escola. Por fim, a biblioteca localiza-se em uma área mais privativa desse pavimento, por ser um ambiente que necessita de mais silêncio para tornar-se produtivo. A criação de um pé direito duplo em parte da biblioteca proporciona um respiro para oambiente, pois cria uma sensação de amplitude e aumenta a entrada de luz. É o ambiente perfeito para a produção intelectual.
Na escala hierárquica criada para a distribuição dos espaços na escola, o último pavimento é tido como o mais silencioso e privativo, pois além de distanciar-se do barulho e do movimento do entorno, é onde se encontram as salas de aula onde são lecionados os...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Memorial de Arquitetura
  • Memorial Projeto
  • Projetos
  • Arquitetura Sustent Vel Memorial
  • Memorial descritivo-arquitetura
  • 1 MEMORIAL ARQUITETURA
  • Memorial Descritivo Ateliê Arquitetura
  • Memorial Descritivo De Arquitetura CREA

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!