Memorial Conforto Ambiental 2NI

779 palavras 4 páginas
UNAMA – UNIVERSIDADE DA AMAZÔNIA

CCET – CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLOGIA CURSO DE ARQUITETURA E URBANISMO
DISCIPLINA: CONFORTO AMBIENTAL PROFESSORA: MARCELA MARÇAL

ALUNOS: JAIME TARCISIO MACHADO
KATLE LOISE LAMEIRA
TURMA: 7 AUV 1

ANÁLISE BIOCLIMÁTICA DO CONJUNTO HABITACIONAL

Belém/PA 2014
Resumo
A partir de conhecimentos adquiridos em estudos bioclimáticos, fazer uma análise crítica no projeto arquitetônico de um conjunto habitacional localizado Belém – PA e assim apresentar soluções e diretrizes para melhor aproveitar o clima da região, reduzindo o consumo de energia e melhorar a qualidade do conforto térmico no edifício através do seu entorno e dos ambientes internos.

Introdução
A arquitetura bioclimática está ligada em projetar edificações, levando em consideração os recursos naturais e o clima da região onde serão implantadas, a fim de reduzir o consumo de energia. Assim, podem ser utilizados recursos para que se adequem à temperatura do local, melhorando as condições ambientais da mesma.
A expressão projeto bioclimático, criada pelos irmãos Olgyay, na década de 60, estabelece que essa arquitetura busca utilizar, por meio de seus próprios elementos, as condições favoráveis do clima com o objetivo de satisfazer as exigências de conforto térmico do homem. (LIMA, 2007).
Apesar de muito benéficos, tanto para o bem estar humano quanto para o meio ambiente, os recursos em si tem um custo elevado para serem implantados, porém com o passar do tempo, é compensado através da economia de energia que eles proporcionam.
O projeto a ser analisado é de um conjunto habitacional. Contendo três pavimentos mais pilotis. Cada unidade habitacional possui quinze apartamentos mais dois apartamentos voltados para pessoas com necessidades especiais (PNE). De acordo com as diretrizes urbanísticas, serão locados cento e quarenta unidades habitacionais. Por isso, é necessário buscar recursos bioclimáticos para reduzir o consumo de

Relacionados

  • Escrever um novo artigo
    118163 palavras | 473 páginas