Memorial acadenico

540 palavras 3 páginas
MEMORIAL ACADÊMICO
Ingressei no curso de agronomia na Universidade Federal Rural da Amazônia – UFRA fazendo parte da segunda turma a iniciar o curso na unidade descentralizada em Capitão Poço/PA eram tempos difíceis, com algumas limitações e poucas opções de qualidade. No entanto, junto com as dificuldades havia também a superação e a força de vontade da mudança.
Logo nas primeiras aulas conheci amigos e colegas que estaria comigo durante minha trajetória na universidade e até mesmo na vida profissional e particular. Como não tínhamos alguns recursos como laboratório, aulas praticas, resolvi montar e coordenar um grupo de estudo, onde desenvolvemos leituras, discussões sistemáticas, experiências práticas com o objetivo de desenvolver e melhorar o aprendizado, teve momento que fomos autodidata para superar certas lacunas. Como exemplos: um Passeio ecológico na comunidade de Nova Colônia em Capitão Poço, os quais visitaram algumas propriedades com plantio de Abacaxi, Mandioca, Pimenta – do – reino.
Passei por muitas disciplinas uma por serem fundamentais e outras que realmente me chamaram atenção pelo assunto ou pela abordagem interessante, que acabou influenciando na vontade de prosseguir, buscando a compreensão de como fazer e como melhorar. Por exemplo: Agricultura Geral a qual comecei a desenvolver trabalhos em prol de associações, outra disciplina foi entomologia geral até comecei alguns trabalhos acadêmicos com os produtores, depois me tornei bolsista por quatro semestre os primeiros dois semestre financiado pelo PIBIC-UFRA, e o demais pelo CNPq-UFRA, nesse projeto acompanhei e desenvolvi pesquisas sobre uma pragas Aleurocanthus woglumi (mosca-negra-do-citrus), praga recém encontrada na região de Santa Isabel/PA, nas proximidades de Belém, foram desenvolvidos trabalhos que comprovam os efeitos danoso dessa pragas na produção de Laranja convencional e orgânica, além desse foi possível analisar a bioecologia do inseto-praga, entre outros trabalhos

Relacionados

  • o Brasil na contemporaneidade
    6713 palavras | 27 páginas