Memoria narrativa o aniversario da infanta DO LIVRO O FANTRASMA DE CANTERVILLE

304 palavras 2 páginas
Memoria narrativa “O aniversário da Infanta”
A história conta a celebração da festa de aniversário da filha do rei da Espanha que completava 12 anos, a Infanta. Todas as crianças e a princesa brincavam no jardim, onde acontecia a festa. O rei estava triste pela morte de sua esposa que morreu há pouco tempo, mãe da menina. A garota não se importava com a tristeza do pai e o trata com tolice por não ir a sua festa.
As festividades prosseguem na arena com uma tourada, um equilibrista francês, magico africano, depois um minueto dançado por dançarinos da igreja “Nuetra Señora Del Pilar”. Logo após houve apresentação de ciganos. Quando terminou deu inicio ao espetáculo e a divertida dança engraçada de um anão. Foi descoberto por nobres na floresta e trago como surpresa para o aniversario da Infanta. No final do espetáculo recebe uma rosa branca da princesa. Fica muito feliz, pois pensa que a princesa o ama.
Quando entra no palácio a procura da Infanta, se depara com uma sala de espelho assusta-se com o monstro que é, e percebe o motivo que princesa e as outras crianças riam dele, não pela suas habilidades e sim sua fisionomia. Seu coração parte por amor e tristeza, e a Infanta ao ver trata com egoísmo e sai pelo jardim.
Principais personagens:
Infanta: De toda a mais graciosa, tem rosto pálido de uma auréola de ouro desmaiada, delicados lábios de pétalas cor rosa e com uma rosa branca na cabeça. Porém é egoísta, mimada, debochada e arrogante.
Anão: Baixinho, pernas tortas a cabeça muito grande e os cabelos negros. É alegre e humilde.
Rei: A obra não apresenta características físicas apenas que era triste.
Elementos da narrativa:
Tempo: cronológico.
Espaço: castelo real do rei da Espanha e a floresta.
Foco narrativo: 3º pessoa.
Narrador: observador.

Relacionados