Mem ria

Páginas: 9 (2108 palavras) Publicado: 12 de junho de 2015
Memória: Modelos e Métodos de Pesquisa
Explorando A Psicologia Cognitiva

Memória é o meio pelo qual retemos e nos valemos de nossas experiências passadas para usar essas informações no presente (Tulving, 2000b; Tulving, Craik, 2000). A memória, como um processo, refere-se aos mecanismos dinâmicos associados ao armazenamento, retenção e recuperação de informações sobre experiências passadas(Bjorklund, Schneider, Hernández Blasi, 2003; Crowder, 1976).
A memória de reconhecimento usualmente é muito melhor do que a recordação {embora existam algumas exceções.Por exemplo, em um estudo, participantes puderam reconhecer perto de 2.000 fotografias em uma tarefa de memória de reconhecimento (Standing, Conezio, Haber, 1970). E difícil imaginar uma pessoa lembrando-se de 2.000 itens de qualquertipo que lhe foi solicitado para memorizar. Conforme você verá, posteriormente, na seção sobre memória diferenciada, mesmo com treina mento extensivo, o melhor desempenho de rememoração foi de aproximadamente 80 itens.
Tarefas de Memória Implícita versus Tarefas de Memória Explícita
A memória explícita, em que os participantes apresentam lembrança consciente. Por exemplo, podem lembrar oureconhecer palavras, fatos ou imagens de um determinado conjunto prévio de itens. Um fenômeno relacionado é a memória implícita, na qual usamos informações, porém não temos conhecimento consciente de que estamos agindo dessa forma (McBride, 2007; Roediger, McDermott, 1993; Schacter, 1995a e 2000; Schacter, Chiu, Ochsner, 1993; Schacter, Graf, 1986a e 1986b).
A memória implícita algumas vezes é estudadafazendo com que as pessoas realizem tarefas de complementação de palavras. Em uma tarefa deste tipo, os participantes recebem uma palavra incompleta, como as três primeiras letras de uma palavra. Memória de procedimentos, ou memória de processos, constitui em subtipo da memória não declarativa (Tulving, 1985). Exemplos de memória de procedimentos incluem os procedimentos envolvidos para andar debicicleta ou para dirigir um carro.
Modelo Tradicional de Memória
Modelo alternativo, que conceitualizou a memória em termos de três sistemas de armazenamento: (1) um armazenamento sensorial, capaz de estocar quantidades de informação relativamente limitadas durante períodos muito breves; (2) um armazenamento de curto prazo, capaz de estocar informações por períodos um tanto mais longos, mas tambémcom capacidade relativamente limitada; e (3) um armazenamento de longo prazo, de grande capacidade, capaz de estocar informações por períodos muito longos, talvez mesmo indefinidamente (Richardson —Klavehn, Bjork, 2003). O modelo diferencia entre estruturas para retenção de informações, são receptáculos, e informações armazenadas nas estruturas, que são denominados memória.
Armazenamento Sensorial
Aarmazenamento sensorial constitui o repositório inicial de muitas informações que, no final, passam a fazer parte da armazenagem de curto prazo e de longo prazo. Provas convincentes (embora não sem questionamento; veja Haber, 1983) argumentam em favor da existência de uma armazenagem icônica. O armazenamento icônico é um registro sensorial de natureza visual e descontínua que retém informaçõespor períodos muito breves. Sua designação origina-se do fato de as informações serem armazenadas sob a forma de ícones. Estes, por sua vez, são imagens visuais que representam algo. Ícones são parecidos usualmente com o que estiver sendo representado.
Armazenamento de Curto Prazo
A maioria de nós possui pouco ou nenhum acesso introspectivo a nossos receptáculos de memória sensorial. Entretanto,todos possuímos acesso a nosso receptáculo de memória de curto prazo, que mantém a memória por alguns segundos e, ocasionalmente, por até alguns minutos. Quantos itens de informação podemos manter em nossa memória? Em geral, nossa capacidade de memória imediata (de curto prazo) para uma ampla gama de itens parece ser de aproximadamente sete itens mais ou menos dois (Miller, 1956). Um item pode ser...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Mem Ria
  • Mem ria Secund ria
  • Mem Ria
  • Mem Rias
  • Mem Ria Da Aula ELASTICIDADE
  • Sobre A Mem Ria
  • Mem Rias Do ABC
  • Mem Ria Descritiva2

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!