Mem Ria

Páginas: 8 (1975 palavras) Publicado: 31 de maio de 2015
Memória

Parece... que devemos a memória quase tudo que temos ou somos, que nossas idéias e concepções são obra sua,e que nossa percepção nosso pensamento e nossos movimentos cotidianos provem dessa fonte.A memória reúne os inúmeros fenômenos de nossa existência em um todo único,e, assim como nossos corpos as despiriam na nuvem de seus átomos componentes,se estes não fossem mantidos juntos pelaatração da matéria,também nossa consciência se fragmentaria em tantos fragmentos quanto os segundos que vivemos, não fosse pela forca de ligação e unificação da memória,(Hering,1920).
As palavras de Hering, proferidas em uma apresentação a Academia de Ciências de Viena, há muitos anos, atestam a importância da memória na vida mental. Como sugerem os comentários de Hering, sobre a consciência, é amemória que nos da à sensação de continuidade da qual depende nossa própria noção do eu.
Quando pensamos no que significa ser humano, precisamos reconhecer a importância central da memória. Contudo, para apreciar o estudo cientifico da memória, precisamos entender como os pesquisadores dividem o campo em unidades gerenciáveis tais como a memória de curto prazo (ou de operação) e a memória de longoprazo.

Três Distinções Importantes

Os Psicólogos da atualidade fazem, 3 grandes distinções sobre a memória.A primeira refere-se aos três estágios da memória: codificação,armazenamento e recuperação.A segunda trata –se de diferentes memórias para armazenar informações por períodos longos e curtos.A terceira distinção é sobre diferentes memórias serem usadas para armazenar diferentes tipos deinformações(ex: um sistema para fatos e outros para habilidades).
Para cada uma dessas distinções, existem evidencias de que as entidades discutidas- por exemplo, memória de operação versus de longo prazo são em partes mediadas por diferentes estruturas no cérebro.

Codificação= colocar na memória
Armazenamento= Manter na memória
Recuperação= Recuperar da memória
Vamos supor que você é apresentado àoutra aluna e lhe dizem que o nome dela é Barbara Cohn. Naquela tarde você a vê novamente e diz algo do tipo: “Você é Barbara Cohn, nos conhecemos hoje pela manha”. Sem duvida você lembrou o nome dela.
Mas exatamente como se lembrou dele?
Sua pequena façanha de memória pode ser dividida em três etapas:
Primeiro quando vocês foram apresentados, você de alguma forma colocou o nome Barbara Conh namemória, esse é o estagio de codificação. Você transformou um estimulo físico (ondas sonoras) que corresponde ao nome dela falado em um tipo de código ou representação que a memória aceita e você “colocou essa representação na memória.
Segundo, você reteve ou armazenou o nome durante o intervalo entre os dois encontros; esse é o estagio de armazenamento. E terceiro você resgatou o nome doarmazenamento no momento do seu segundo encontro; esse é o estagio de recuperação.
A memória pode falhar em qualquer um desses estágios. Se você não tivesse conseguido lembrar o nome de Barbara no segundo encontro, isso poderia ser reflexo de um fracasso na codificação.
Os três estágios da memória não operam da mesma forma em todas as
Situações. A memória parece diferir entre situações que exigem quearmazenemos material por questão de segundos daqueles que nos exigem armazenar material por intervalos mais longos de minutos a anos. Diz se que no primeiro caso utilizamos a memória de operação, ao passo que no segundo reflete se a memória de longo prazo.
Pesquisas recentes usando técnicas de escaneamento cerebral revelaram que os neurônios nos lobos pré frontais, imediatamente atrás da testa,guardam informações para o uso em curto prazo, tal como um numero de telefone prestes a ser discado. Estes neurônios parecem atuar como chips de memória de acesso randômico (RAM), dos computadores os quais guardam dados temporariamente para o uso corrente e mudam rapidamente para outros dados quando necessários. Estas células também são capazes de extrair informações de outras regiões do cérebro e...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Mem ria Secund ria
  • Mem Ria
  • Mem ria
  • Mem Rias
  • Mem Ria Da Aula ELASTICIDADE
  • Sobre A Mem Ria
  • Mem Rias Do ABC
  • Mem Ria Descritiva2

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!