Mem Ria Segundo Delgalarrondo

624 palavras 3 páginas
1. Percepção

A aprendizagem e a memória são duas formas de pensar sobre a mesma coisa: ambas lidam com a capacidade do cérebro de mudar o seu funcionamento em resposta a experiências. Se não tivéssemos memória estaríamos sempre a iniciar a aprendizagem porque estas não se consolidariam
A aprendizagem lida com a forma como a experiência altera o cérebro; a memória lida com a maneira como essas mudanças são armazenadas e subsequentemente reativadas.

2. Compreender o que é memória, e suas etapas.
A memória é a capacidade de registrar, manter e evocar as experiências e os fatos já ocorridos. A capacidade de memorizar relaciona-se intimamente com o nível de consciência, com a atenção e com o interesse afetivo.
Tipos de memórias:
Memória cognitiva (psicológica): é uma atividade altamente diferenciada do SN, que permite ao indivíduo registrar, conservar e evocar, a qualquer momento, os dados aprendidos da experiência.
Memória genética (genótipo): conteúdos de informações biológicas adquiridos ao longo da história filogenética da espécie, contidas no material genético (DNA, RNA, cromossomos, mitocôndrias) dos seres vivos.
Memória imunológica: informações registradas e potencialmente recuperáveis pelo sistema imunológico de um ser vivo.
Memória coletiva ou cultural: conhecimentos e práticas culturais (costumes, valores, habilidades artísticas e estéticas, preconceitos, ideologias, estilo de vida, etc.) produzidos, acumulados e mantidos por um grupo minimamente estável.
A memória cognitiva ou psicológica é composta de três fases:
Fase de registro (percepção, gerenciamento e início da fixação). “Fase que corresponde a entrada de conteúdos na memória.”
Fase de conservação (retenção). “Armazenamento de conteúdos que podem ser mantidos por diferentes períodos de tempo.”
Fase de evocação (também denominada de lembranças, recordações ou recuperação). Capacidade de recuperar e atualizar dados fixados. Esquecimento por sua vez, é a denominação que se dá à impossibilidade de

Relacionados