Melodrama

Páginas: 3 (584 palavras) Publicado: 8 de novembro de 2014
A palavra “melodrama” é originária do francês “mélodrame”. Etimologimamente é formada pelos termos “melos” (grego), que significa som, e “drame” (latim antigo), que significa drama.
Com a revoluçãoInglesa do século XVII, em que a monarquia, severamente limitada, cedeu a maior parte de suas prerrogativas ao Parlamento e instaurou o regime parlamentarista que permanece até hoje, surge no cenárioteatral uma estética denominada “drama Burguês”, que antecede o “Melodrama”.

Naquela época, a vaidade dos comerciantes enriquecidos com tal revolução, passou a imitarem os costumes da aristocracia,exigindo na cena teatral a representação de seus valores e não mais a exclusividade dos nobres. Nivelle de La Chaussée, inventa a “comédia lacrimejante”, falando sobre a infidelidade do marido. Mas éem “O Mercador de Londres” de Lillo (1732), em que a peça aborda assassinato, amor e vida cotidiana, começa a aparecer os primeiros tons do “Melodrama”. Foi neste mesmo período que Diderot lançou suateoria sobre o Drama Burguês.

O melodrama é um gênero teatral que começou a se desenvolver no século XVIII, influenciando as artes dramáticas até os dias atuais. Sua especificidade é a utilizaçãode música e ação dramática (diálogos falados), porém se diferenciando da ópera, por utilizar música incidental para expressar a carga emocional das personagens e as situações em que se encontramimersas. Já no século XIX, o melodrama se define como gênero teatral, por utilizar com autonomia a prosa, numa linguagem popular, recheada de mistério, sentimentalismo, suspense, e outras formas desofrimento e alegria próprias do cidadão comum, o proletariado.

É característica do melodrama intensificar as virtudes e vícios das personagens, sejam elas vilãs ou heróis, enfatizando-lhe artificialmentedeterminadas características, pois o objetivo maior desta estética é impressionar e comover cada espectador, através da “verossimilhança” (semelhança com a realidade), reafirmando a qualidade moral...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Melodramas clássico e contemporâneo
  • Melodrama, sua genealogia e as telenovelas
  • teoria da comunicacao melodrama
  • O melodrama e o drama romântico

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!