melodrama

Páginas: 3 (726 palavras) Publicado: 28 de janeiro de 2014
Film Noir
Diversos autores afirmam que o film noir nunca existiu. Se você perguntar pra qualquer cinéfilo a definição de noir, ele vai dizer: “Aqueles policiais dos anos 1940 com luzexpressionista, narrados em off, com uma loira fatal e um detetive durão ou um trouxa, cheio de violência e erotismo.” E assim, temos o conceito de noir.
A História de um termo
Durante o surgimento do que seria o“gênero” noir, em algum ponto entre o início dos anos 1940 e meados dos anos 1950, nem indústria, nem crítica, nem público jamais utilizaram o termo. Foram os franceses os seus criadores, e não osamericanos. Corria o pós-guerra. Privados de cinema hollywoodiano durante a ocupação, os franceses viram-se diante de uma nova leva de filmes que incluía:
- Relíquia macabra (John Huston, 1941)
-Laura (Otto Preminger, 1944)
- Até a vista, querida (Edward Dmytryk, 1943)
- Pacto de sangue (Billy Wilder, 1944)
- Um retrato de mulher (Fritz Lang, 1944).
- Alma torturada (Frank Tuttle, 1942)
-Assassinos (RobertSiodmak, 1946)
- A dama do lago (Robert Montgomery, 1947)
- Gilda (Charles Vidor, 1946)
- À beira do abismo (Howard Hawks, 1946).
Então, em 1946, o crítico e cineasta Nino Frankcunhou o rótulo noir, em alusão à “Série-Noire” - coleção editada na França contendo obras da literatura “hard-boiled” (base para a maioria desses filmes).
É preciso reconhecer, portanto, que o noircomo gênero nunca existiu: sua criação foi retrospectiva. Sua construção deu-se em duas etapas: a americana sucedeu à francesa. Esta se inaugurou somente ao final dos anos 1960, com o capítulo “Blackcinema” do livro “Hollywood in the forties”, de Charles Higham e Joel Greenberg, de 1968.
Orgulhosa do elogio europeu a Hollywood, a crítica americana acolheu o termo com generosidade.Preparava-se desse modo a ambiência para o revival noir, que surgiria em meados dos anos 1970. Em resposta a recepção crítica e cinefílica ao termo, os grandes estúdios se apropriaram dele para produzir filmes...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Melodrama
  • Melodramas clássico e contemporâneo
  • Melodrama, sua genealogia e as telenovelas
  • teoria da comunicacao melodrama
  • O melodrama e o drama romântico

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!