Melhoramento genético

Páginas: 14 (3313 palavras) Publicado: 25 de maio de 2014
























MELHORAMENTO GENÉTICO

Sumário
Introdução 4
Definição e objetivos do melhoramento genético 5
Melhoramento genético à Evolução 5
Processos do melhoramento genético 5
Pontos negativos 7
Pontos positivos 7
Melhoramento genético animal 7
Métodos do melhoramento genético animal 7
Melhoramento genético de bovinos decorte.....................................................................8
Melhoramento genético de bovinos leiteiros.....................................................................8
Melhoramento genético de suínos.....................................................................................9
Melhoramento genético deaves........................................................................................9
Melhoramento Genético Vegetal 9
Principais Objetivos do melhoramento de plantas 9
A importância do melhoramento genético na cultura do milho 10
Conclusão 12
Bibliografia 13













1. Introdução:
Neste trabalho abordaremos o melhoramento genético, que é uma ciência utilizada em plantas e animais para a obtenção de indivíduos ou populações com característicasdesejáveis, a partir do conhecimento do controle genético destas características e de sua variabilidade. Ele se dá pela inserção de genes ditos superiores no material genético de certas plantas e animais para que eles obtenham características desejáveis ao produtor. O melhoramento genético aumenta a eficiência produtiva dos seres vivos, utilizando as técnicas de seleção e cruzamento. E para que seentendam melhor o melhoramento genético é importante o entendimento de alguns conceitos básicos que serão apresentados e discutidos ao decorrer deste trabalho.




















2. Definição e objetivos do melhoramento genético:
É a ciência que tem como objetivo aumentar as frequências dos alelos na população selecionando os indivíduos que possuem o alelo desejável paradeterminada característica.
O melhoramento genético tem sido um dos grandes responsáveis pelos avanços na agricultura, com o desenvolvimento de cultivares superiores, quer pela maior produtividade, quer pela melhor adaptação aos ambientes adversos. O sucesso de um programa de melhoramento genético depende fundamentalmente de algumas etapas como a escolha de genitores que produzam indivíduos com amelhor combinação de alelos favoráveis e a seleção de genótipos superiores em populações segregastes. Uma potente ferramenta para auxiliar o melhoramento são os marcadores moleculares, que fornecem um numero ilimitado de polimorfismos com base do DNA e são independentes dos efeitos ambientais e do estádio fisiológico da planta, permitindo a identificação precoce e precisa de indivíduos com uma melhorcombinação de alelos favoráveis. O avanço nas técnicas moleculares, na bioinformática e na genética quantitativa tem contribuído de forma sinergética para o atual nível de conhecimentos sobre a estrutura genética de varias espécies cultivadas e silvestres. Assim, varias são as aplicações dos marcadores moleculares, tanto para auxiliar programas de melhoramento, quanto em estudos de variabilidadegenética, identificação de cultivares, proteção dos direitos do melhorista, avaliação da pureza genética de sementes, mapeamento genético e ampliação dos conhecimentos na organização dos genomas.
3. Melhoramento genético à Evolução:
Lamarck afirmava em suas teorias que as espécies poderiam evoluir. Propôs duas leis que sintetizavam o seu estudo: Lei do uso e desuso, o uso de determinada parte docorpo faz com que estas se desenvolvam e o desuso faz com que se atrofiem; Lei transmissão das características adquiridas, alterações provocadas em determinadas características do organismo, pelo uso e desuso, são transmitidas para as futuras gerações.
Charles Darwin foi outro pesquisador que viu a evolução ligada a genética dos animais, ele propôs que as espécies evoluem por seleção natural....
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Melhoramento Genético
  • Melhoramento genetico
  • melhoramento genético
  • melhoramento genetico
  • melhoramento genético
  • Melhoramento genético
  • Melhoramento genético
  • Melhoramento Genético

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!