Meiose e Mitose

Páginas: 6 (1294 palavras) Publicado: 27 de outubro de 2014
Colégio ------------
1° Ano “--”
Meiose e suas fases
Goianésia/GO
Setembro/2014
MEIOSE E SUAS FASES
ALUNAS: ----------- -------
----------------------------
Trabalho apresentado á disciplina de Biologia solicitado pela professora ------------------afim de obter nota referente ao 3° Bimestre
Goianésia/GoSetembro/2014
INTRODUÇÃO
O objetivo deste trabalho é apresentar o tema meiose, abordando tópicos relacionados ao mesmo.No intuito de facilitar a compreensão, antes de adentrar no objetivo estabelecido, fez-se  breve explanação (esclarecimento) a respeito das fases da meiose.
Assim, o presentetrabalho compõe-se, além desta introdução, de dois tópicos. O primeiro é
dedicado à Meiose I ou Reducional. O segundo visa amplia seus conhecimentos sobre Meiose II ou equacional. O terceiro tópico dedica-se a uma curiosidade relacionada ao tema proposto.
Desenvolvimento
Fases da Meiose
Como já foi dito a meiose produz células com a metade do número de cromossomos da célula-mãe. Mas tem umdetalhe. Na meiose, assim como na mitose, durante a intérfase ocorre a duplicação do material genético. Logo, se o DNA foi duplicado, para reduzir o número de cromossomos a metade nas células-filhas é preciso que haja duas divisões celulares. Por isso a meiose produz quatro células filhas, todas haplóides. A seqüência de eventos que levam a primeira divisão da meiose é chamada de meiose I oureducional. A segunda seqüência é dita meiose II ou equacional.
Meiose I ou Reducional
A meiose I Para efeito de estudo , costuma-se dividir a meiose I nas seguintes etapas : Prófase I, Metáfase I, anáfase I e telófase I . é também chamada de reducional porque ao final dela são produzidas duas células com a metade do número de cromossomos da célula-mãe. Estaremos considerando em nosso estudo uma célulaem que 2n=4 . Ou seja, já no final da meiose I as células serão haplóides. Acompanhe abaixo as etapas da meiose I.
Prófase I
Por ser uma fase muito longa e com muitos detalhes a prófase I está dividida em 5 subfases. Vamos a elas.

Leptóteno ‡ É nesta subfase que os cromossomos começam a se condensar.
Zigóteno ‡ Os cromossomos homólogos se juntam formando pares, processo conhecido como sinapsecromossômica. O que mantém juntos os cromossomos homólogos é uma substância protéica que funciona como se fosse uma cola. O nome dessa estrutura é complexo sinaptonêmico.
Paquíteno ‡ No paquíteno o complexo sinaptonêmico já está formado. Com isso os pares de homólogos tornam-se nitidamente unidos. Estes pares formam o que chamamos de bivalente. Como cada bivalente possui quatro cromátides,podemos também chamar estas estrutras de tétrades. É no paquíteno que ocorre a permutação ou crossing-over. Este processo consiste na troca de pedaços entre cromátides homólogas.
Diplóteno ‡ Torna-se visível o cruzamente em X das cromátides homólogas que realizaram o crossing-over. O nome dessa estrutura em X é quiasma. Por isso dizemos que no diplóteno ocorre a visualização dos quiasmas. Além dissoo complexo sinaptonêmico é desfeito.
Diacinese ‡ Compreende a fase na qual os quiasmas escorregam para as pontas das cromátides, determinando um processo chamado “ terminalização dos quiasmas.” Conseqüentemente os cromossomos homólogos separam –se com as regiões trocadas . A condensação cromossômica continua e a carioteca desaparece.

Metáfase I
Sem o envoltório nuclear os cromossomos seligam ao fuso acromático, que foi montado durante a prófase I.O fuso, assim como na mitose, dispõe os cromossomos no meio da célula, formando a placa equatorial. Aqui existe uma diferença muito importante em relação a mitose. Na meiose I os cromossomos homólogos ficam um do lado do outro.
Anáfase I Como os centríolos são postos entre si, cada componente do par de homólogos migrará, nessa fase ,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • mitose e meiose
  • mitose e meiose
  • Mitose e meiose
  • meiose e mitose
  • Mitose e Meiose
  • Mitose e Meiose
  • Mitose e meiose
  • Mitose e meiose

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!