Mitose e meiose

Páginas: 20 (4946 palavras) Publicado: 4 de junho de 2013
Bibliografia:
Fundamentos da Biologia Celular
Alberts – Bray – Hopkin – Johnson – Lewis – Raff – Roberts – Walter
Mitose
Pgs: 641, 644, 645, 648, 649, 650, 651 e 652
Meiose
Pgs: 663, 664, 665, 666, 667, 668, 669, 670 e 671



Mitose

eMeiose

Turma: 1018N1f
Mitose

Antes do início da divisão celular, ou mitose, cada cromossomo foi replicado e consiste em duas cromátides idênticas. Essas cromátides-irmã são mantidas unidas ao longo de seu comprimento por proteínas coesivas. Durante a mitose, essas proteínas são clivadas e as cromátides-irmã se separam e tornam-se cromossomos-filho independentes, os quais são puxados para ospólos opostos da célula pelo fuso mitótico. Nesta seção, veremos como o fuso mitótico é formado e como ele atua. Veremos como a instabilidade dinâmica dos microtúbulos e a atividade das proteínas motoras associadas aos microtúbulos facilitam a reunião do fuso e a separação dos cromossomos-filho.

A instabilidade dos Microtúbulos Facilita a Formação do Fuso Mitótico

A maioria das células animaisem interfase contém uma gama de microtúbulos citoplasmáticos que irradiam de um único centrossomo. As extremidades dos microtúbulos em rápido crescimento, denominadas finais positivos projetam-se para o perímetro celular, enquanto as extremidades negativas estão associadas ao centrossomo. Como sabemos, esses microtúbulos polimerizam e despolimerizam continuamente continuamente pela adição e perdade subunidades de tubulina que compõem o microtúbulo. Os microtúbulos se alternam em crescimento e encurtamento, um processo chamado de instabilidade dinâmica. No início da mitose, os microtúbulos que formam o arranjo citoplasmático se dissociam e iniciam a reunião no fuso mitótico. Essa mudança radical ocorre abruptamente e está associada a um aumento marcante da instabilidade dinâmica dosmicrotúbulos, a qual é crucial para a reunião e função do fuso.
Os microtúbulos originais que irradiam de cada centrossomo-filho duplicado no início da mitose mudam entre polimerização e despolimerização a uma taxa 20 vezes mais rápida do que os microtúbulos na interfase. Além disso, mais microtúbulos irradiam de cada centrossomo e são, em média, mais curtos. Assim, no início da mitose, os longosmicrotúbulos, relativamente esparsos da interfase, são convertidos rapidamente em um grande número de pequenos microtúbulos mais dinâmicos que irão formar o fuso mitótico.
Essas diferenças no comportamento dos microtúbulos entre as células em interfase e as células mitóticas são comandadas por mudanças na atividade de varias proteínas associadas aos microtúbulos ( MAPs). Durante a interfase, muitasMAPs diferentes ligam-se aos microtúbulos estabilizados. No início da mitose, a Cdk-M que ativa o início da mitose fosforila algumas dessas MAPs, reduzindo sua capacidade de estabilizar os microtúbulos. A presença de proteínas adicionais, denominadas catastrofinas, desestabiliza ainda mais os microtúbulos, promovendo uma rápida despolimerização. Juntas, essas mudanças auxiliam na coordenação dapoderosa reorganização dos microtúbulos celulares que ocorrem no início da mitose.
A Formação da Fuso Mitótico Inicia-se na Prófase

No início da fase S, a célula inicia a duplicação do centrômero para produzir 2 centrossomos-filhos, os quais inicialmente permanecem juntos em um lado do núcleo. No início da prófase, os 2 centrossomos-filhos se separam. Agora eles organizam seus própriosmicrotúbulos e começam a se mover para os pólos opostos da célula, dirigidos, em parte, por proteínas associadas ao centrossomo que usa a energia da hidrolise da ATP para se mover ao longo dos microtúbulos.
Os microtúbulos crescem e encurtam em todas as direções dos 2 centrossomos, explorando o interior da célula. Durante a prófase, alguns dos microtúbulos crescentes de um centrossomo interagem com os...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • mitose e meiose
  • mitose e meiose
  • meiose e mitose
  • Mitose e Meiose
  • Mitose e Meiose
  • Mitose e meiose
  • Mitose e meiose
  • Mitose meiose

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!