Meio Ambiente e desenvolvimento Sócio Económico

Páginas: 6 (1381 palavras) Publicado: 9 de julho de 2014
Escola Profissional Dr. Francisco Fernandes


Cidadania e Empregabilidade

2013/2014

Meio Ambiente e desenvolvimento socioeconómico
Biodiversidade









Índice






Introdução

O Presente trabalho é sobre o Meio Ambiente e desenvolvimento socioeconómico, mais concretamente sobre a Biodiversidade. São objetivos deste trabalho alertar as pessoas para asconsequências do desenvolvimento na biodiversidade, e abordara um desenvolvimento sustentável. Está Organizado em 4 Capítulos. No 1 capítulo iremos abordar sobre os tipos de poluição (Atmosférica, Hídrica e do Solo). No 2 capítulo iremos abordar a Desflorestação da Amazónia. No 3 capítulo iremos abordar a principal ameaça a biodiversidade com o desenvolvimento. No 4 capítulo iremos abordar o desenvolvimentosustentável. No fim esperemos expor a importância da biodiversidade para o Meio Ambiente e para os Seres humanos e como está a ser ameaçada, e expor alguns métodos de desenvolvimento Sustentável.

O Que é a Biodiversidade?

Para entendermos o que é a Biodiversidade devemos considerar o termo em dois diferentes níveis: todas as formas de vida, assim como os genes que cada individuo contem, e asinter-relações, os ecossistemas, na qual a existência de uma espécie afeta diretamente muitas outras.

A diversidade biológica está presente em todo lugar: no meio dos desertos, nas tundras congeladas ou nas fontes de agua.

A diversidade genética possibilitou a adaptação da vida nos mais diversos pontos do planeta. As plantas, por exemplo, estão na base dos ecossistemas.

Quantas Espéciesexistem no Mundo?

Não sabemos ao certo quantas espécies vegetais e animais existem no Mundo. As estimativas variam entre 10 e 15 milhões, mas até agora os cientistas classificaram e deram nome somente a 1,5 milhão de espécies.

Quais as principais ameaças á Biodiversidade?

A poluição, o uso excessivo dos recursos naturais, a expansão da fronteira agrícola em detrimento dos habitatsnaturais, a expansão urbana e industrial, os OGM, tudo isto está a levar muitas espécies vegetais e animais a extinção.

A Cada ano, aproximadamente 17 milhões de hectares de floresta tropical são desmatados. As estimativas sugerem que, se isso continuar, entre 5% e 10 % das espécies que habitam as florestas tropicais poderão estar extintas dentro dos próximos 30 anos.


Influência doDesenvolvimento na Biodiversidade

Destruição dos habitats:






Principais fontes de Poluição das Águas

1- Os Efluentes Industriais e Residenciais:


Devido a falta de tratamento dos esgotos residenciais e industriais, grande parte da água doce existente já está encontra-se imprópria para o consumo humano.

2- Chorume do Lixo Orgânico


Chorume é uma substância líquida resultante doprocesso de putrefação (apodrecimento) de matérias orgânicas. Este líquido é muito encontrado em lixões e aterros sanitários. É viscoso e possui um cheiro muito forte e desagradável (odor de coisa podre).

3- Resíduo Sólido


Os resíduos sólidos são partes de resíduos que são gerados após a produção, utilização ou transformação de bens de consumos (exemplos: computadores, automóveis,televisores, aparelhos celulares, eletrodomésticos, etc).



4- Resíduos Agropecuários


Os resíduos agrícolas são objetos e materiais que resultam de operações agrícolas ou que após terem sido utilizados na exploração agrícola deixam de ter utilidade para o agricultor, tanto no presente quanto no futuro, mostrando este vontade de se desfazer dos mesmos.












5- MineraçãoMineração é um termo que abrange os processos, atividades e indústrias cujo objetivo é a extração de substâncias minerais a partir de depósitos ou massas minerais.


Principais fontes de Poluição da Atmosfera

Fontes fixas - As indústrias são as fontes mais significativas, ou de maior potencial poluidor. Também se destacam as usinas termoelétricas, que utilizam carvão, óleo combustível ou gás,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Meio ambiente x desenvolvimento economico
  • Desenvolvimento económico em relação ao meio ambiente
  • Disciplina: desenvolvimento economico e meio ambiente
  • DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO INDO DE ENCONTRO À PRESERVAÇÃO DO MEIO AMBIENTE
  • Desenvolvimento econômico x Defesa do meio ambiente.
  • Meio Ambiente e desenvolvimento econômico no município de Ilhabela
  • Preservação do meio ambiente e desenvolvimento econômico e social ii
  • Ambiente Sócio Econômico do Brasil

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!