MEIEPP

1223 palavras 5 páginas
Microempresa e Empresa de Pequeno Porte

1º Trimestre /2014

Como surgiu Microempresa e Empresa de Pequeno Porte?

As microempresas e empresas de Pequeno Porte surgiram em 1946, com o término da Segunda Guerra Mundial, onde houve um crescimento no desenvolvimento de Microempresas e Empresas de Pequeno Porte com a absorção de toda a mão de obra oriunda da guerra pelo mercado. Outros eventos também contribuíram para o desenvolvimento do segmento como a Crise do Petróleo de 1973 e a Queda do Muro de Berlim em 1989. Esses eventos acabaram se tornando os responsáveis pelo aumento do número de micro e pequenos negócios, pois sua estrutura mais ágil e flexível, puderam se adaptar mais rapidamente as transformações que o mundo passava. Foi um marco histórico para o firmamento de uma nova ordem econômica mundial, assim a antiga ideia do mundo ser dividido em dois polos acabou trazendo para as atividades comerciais uma série de informações que foram utilizadas como estratégica política.
Não é possível saber ao certo o momento exato em que surgiram as micro e pequenas empresas no Brasil. Segundo Caio Prado Junior, às micro e pequenas empresas estavam presentes no país e teve sua origem na atividade produtiva colonial. Nos períodos econômicos que se seguiram: plantation, o comércio de especiarias, comércio de mão de obra escrava, criação de gado e a extração de metais preciosos, a presença das micro e pequenas empresas teve um caráter acessório, ou seja, sua existência estava condicionada ao período econômico vigente a época contendo um caráter serviço complementar.
Olhando o prospecto mais recente dessa modalidade empresarial, o crescimento na criação de novas empresas é um fenômeno recente no Brasil. Tal fato tem ligação direta com a implementação do Plano Real, meta-síntese da estabilização da frágil situação econômica pela qual passava o país. Segundo estudo levantado pelo SEBRAE (Serviço de Apoio às Micro e Pequenas

Relacionados

  • Engenharia do pastel
    19695 palavras | 79 páginas